19°C 31°C
Hortolândia, SP

O papel das escolas e famílias no processo de alfabetização

Quando se trata do processo de alfabetização, em primeiro lugar é importante pensarmos nos marcos do desenvolvimento infantil e nas aprendizagens naturais que estão ligadas às nossas condições biológicas.

16/02/2025 às 15h36
Por: maurilio fernandes
Compartilhe:
MCF/Hortonews
MCF/Hortonews

Por: Jacqueline de Freitas Cappellano, coordenadora pedagógica da Escola Internacional de Alphaville

Quando se trata do processo de alfabetização, em primeiro lugar é importante pensarmos nos marcos do desenvolvimento infantil e nas aprendizagens naturais que estão ligadas às nossas condições biológicas.

 

O andar e o falar da criança pequena, por exemplo, são aquisições naturais do ser humano, salvo algum caso de incapacidade muito sério - ou seja, somos biologicamente capacitados para falar e andar. 

O mesmo não acontece com a aquisição da escrita e da leitura, duas habilidades humanas que são invenções culturais. Se pensarmos em termos de evolução, ambas são recentes, desta forma, por não ser natural, o aprendizado da leitura e da escrita exige instrução explícita. 

É necessário o uso de estratégias bem planejadas para que a alfabetização ocorra. Hoje, por meio de estudos e exames avançados do cérebro, sabemos que existe um funcionamento específico das redes neurais da leitura. É possível inclusive fazer uma analogia entre as redes neurais do cérebro humano com o entrelaçar de uma corda. 

Continua após a publicidade
Anúncio

A psicóloga americana especializada em alfabetização Hollis Scarborough, cunhou a expressão The Rreading Rope, ou “corda da leitura” para se referir a este processo tão complexo que é a aquisição da leitura e da escrita. A estudiosa aponta para as várias ramificações do cérebro, compostas de fios inferiores e superiores. Quando todos esses componentes se entrelaçam, resultam em uma leitura habilidosa, precisa, fluente com forte compreensão - cumprindo objetivo final da leitura, que é sempre o da compreensão do sentido do texto. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Porém, para que a criança chegue ao estágio da leitura e da escrita, ela precisa previamente exercitar uma série de habilidades preditoras que conduzam a este fim. Ainda na Educação Infantil, é preciso que ela tenha a oralidade bem estimulada, que possa desenvolver vocabulário rico, e que participe de sessões de leitura em voz alta com frequência desde bem pequena. 

Para uma alfabetização plena, é necessário que a escola realize um trabalho baseado em evidências e que trabalhe com os componentes que mais impactarão no sucesso da leitura e da escrita. Os estudos mais robustos e recentes sobre o tema apontam, como essenciais para a leitura fluente, o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica, que englobam rimas, aliterações, o conhecimento do princípio alfabético, assim como a consciência fonêmica. A partir destas aprendizagens e habilidades iniciadas ainda na Educação Infantil, a criança será capaz de fazer a correspondência letra-som, isolar, juntar e manipular os sons das palavras e desta forma decodificar o texto lido. 

As evidências e pesquisas confirmam que a decodificação não apenas é relevante, mas essencial para a formação do bom leitor. A decodificação é a capacidade de aplicar o conhecimento das relações letra-som (fonética) para pronunciar corretamente as palavras escritas. Compreender essas relações dá às crianças a capacidade de reconhecer palavras familiares rapidamente e descobrir palavras que nunca viram antes. A ideia é que ao longo do processo a decodificação seja uma habilidade automática, para que o cérebro da criança se concentre na compreensão do texto e não nos seus aspectos visuais e sonoros. É preciso que a criança esteja com estas habilidades preditoras bem sedimentadas para alcançarmos a compreensão do texto lido.

Além disso, o conhecimento prévio acerca de diferentes assuntos, um componente essencial na aprendizagem, também impacta na aquisição da leitura e da escrita, pois ajuda a criança a dar sentido a novas ideias e experiências. Ter conhecimento sobre uma variedade de assuntos, tópicos e ideias torna mais provável que a criança entenda o que está lendo e assim possa acrescentar ao seu corpo de conhecimento. 

Outro aspecto importante é a aquisição de um vocabulário extenso e rico, que permita que os leitores entendam o que estão lendo. Para um futuro leitor com vocabulários auditivos e orais ricos, será mais fácil ler textos que contenham palavras que nunca viu impressas antes. Se o aluno puder usar suas crescentes habilidades de decodificação e combinar seu resultado com uma palavra cujo significado já conhece, ele ficará mais confiante em suas habilidades e gastará menos esforço geral na leitura de um texto. 

A família pode e deve contribuir significativamente para o processo de alfabetização dos filhos, facilitando o acesso a livros de diferentes gêneros textuais, chamando a atenção da criança para o mundo letrado à sua volta, levando-a a livrarias e espetáculos infantis. 

Outra contribuição essencial dos pais e responsáveis é a da prática da leitura em voz alta. A criança pequena constrói o sentido da história ao ser questionada, após a leitura pelo adulto, sobre sua parte favorita, os personagens, a ordem dos acontecimentos na história, o final, entre outros. Os pais podem ainda promover momentos lúdicos em que nomeiam e brinquem com as letras, fazendo brincadeiras que trabalhem com os sons das letras, com rimas e outros jogos de linguagem. 

Sendo assim, é essencial que saibamos que somente uma abordagem baseada em evidências e que garanta instrução explícita e consistente dos componentes acima citados já na Educação Infantil, irá contribuir para a formação sólida de leitores e escritores competentes no futuro.

A autora: Jacqueline Cappellano é pedagoga, pós-graduada em Bilinguismo e coordenadora da Educação Infantil da Escola Internacional de Alphaville. É uma grande entusiasta da Educação Bilíngue e fascinada pelo universo da educação infantil. Enxerga no intercâmbio entre ideias e culturas, um caminho para a paz entre os povos.

Sobre a Escola de Alphaville
A Escola Internacional de Alphaville iniciou suas atividades em 2000 como a maior escola brasileira de educação bilíngue. A proposta pedagógica inovadora da instituição trouxe um contexto educacional arrojado e único para a sua época, valorizando o pluralismo, as habilidades e competências de vida, oferecendo experiências de aprendizado com significado, que unem um ambiente acolhedor, a convivência ética e uma educação amorosa, do Infantil ao Ensino Médio. 

A escola acredita que o indivíduo necessita de uma formação sólida do caráter, em harmonia com os valores e princípios fundamentais que um ser humano precisa para uma vida plena em uma sociedade que exigirá dele o inesperado. O conhecimento deve ser adquirido através de experiências planejadas; é preciso compreender cada aluno profundamente e, dessa forma, criar condições para que ele desenvolva suas competências cognitivas, emocionais, sociomorais e éticas.

Somos contribuintes para preparar e formar uma comunidade amplamente útil, conectada e atuante para um mundo mais justo, próspero e humano. Desde 2024, a escola passou a ter como mantenedor o International Schools Partnership (ISP), um grupo educacional internacional presente em 23 países. Para mais informações, acesse o site: www.escolainternacional.com.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sem foto
Sobre o município
O HortoNews publica matérias das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). No total, cerca de 1.844.000 pessoas estão dentro de nossa área de cobertura. Confira as notícias da Região HN (HortoNews).
Ver notícias
Hortolândia, SP
23°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 31°

23° Sensação
6.17km/h Vento
78% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h15 Nascer do sol
06h13 Pôr do sol
Sex 33° 19°
Sáb 33° 20°
Dom 30° 21°
Seg 30° 19°
Ter 30° 19°
Atualizado às 23h04
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,74 -0,01%
Euro
R$ 6,20 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,00%
Bitcoin
R$ 530,784,25 -0,20%
Ibovespa
133,148,75 pts 0.47%