O contato com a música desde cedo oferece muitos benefícios, pois a musicalidade na fase infantil ajuda no desenvolvimento motor, na concentração, na memória, desperta a criatividade e ajuda na interação social entre as crianças. Dessa forma, ela se torna uma ferramenta importante dentro da escola por contribuir com o ensino durante as atividades lúdicas realizadas pelos professores na sala de aula.
A música em cada fase escolar também se torna um suporte no desenvolvimento da comunicação da criança. Entre os ritmos e rimas, cada letra ajuda no desdobramento da fala, sendo um incentivo na aprendizagem da linguagem como também contribui no conhecimento de novas palavras, aumentando o vocabulário. Por isso, a sua importância na fase do berçário, da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Experiência que pude vivenciar durante o meu trabalho nos colégios, tocando teclado no coral formado pelos alunos que felizes entoavam as lindas músicas natalinas, se preparando para o grande dia das apresentações tão especiais que fariam aos seus familiares. Foram momentos que sempre serão lembrados com muito carinho e alegria. Pois, essa oportunidade que tive tornou-se uma linda recordação que tenho com esses queridos alunos e os colégios.
A música também aproxima pessoas e desperta sorrisos, sendo essencial para as crianças mais acanhadas e quietas romperem a timidez para fazerem amizades. A música durante as atividades escolares facilita a interação social entre elas e, quando somadas às brincadeiras lúdicas, cria-se um momento de se conhecerem e, assim, fazerem amigos.
Enfim, as vantagens do uso da musicalidade nas escolas ajudam os professores nas etapas do ensino. Também agregam benefícios que ampliam a qualidade na aprendizagem, além de tornar o ambiente escolar mais alegre, criar e fortalecer laços de amizade, unir alunos os tornando cidadãos voltados à cultura musical.
Mín. 19° Máx. 31°