A criação de novas vias é um indicativo que demonstra o crescimento de uma cidade. Hortolândia segue com a abertura de novos caminhos para integrar e levar desenvolvimento a diferentes regiões. Um exemplo disso é a obra de construção do viário que interligará o Jardim Santa Emília à avenida Panaíno. Nesta semana, a empresa contratada pela Prefeitura iniciou a implantação de calçadas na via. Para isso, os operários realizam o nivelamento do solo onde serão colocadas as calçadas.
De acordo com a Secretaria de Obras, o viário terá 635 metros de extensão. O município construirá um trecho de 260 metros. A construção do trecho restante ficará com a empresa responsável por um empreendimento particular que será construído na região.
Ainda segundo a Secretaria de Obras, após a execução das calçadas a próxima etapa prevista será a implantação de aduelas de travessia, que são estruturas utilizadas para drenagem de água pluvial.
A construção do novo viário é feita a partir do prolongamento da rua Sérgio Sidnei de Souza, na Vila Inema. A obra começou em setembro do ano passado. A empresa contratada pelo município já fez as etapas de limpeza e terraplanagem, escavação do solo, aterramento, compactação do terreno e pavimentação asfáltica do viário.
Quando concluído, o novo viário vai facilitar o deslocamento de moradores dos bairros Vila Inema, Chácaras Reymar, Vila América, Jardim Sumarezinho e Jardim do Braz. Com isso, a população dessas regiões terá acesso ao complexo Superviário, ao Hospital Municipal Mario Covas e à região central.
NOVO PIC
A construção do viário que liga à região do Jardim Santa Emília à avenida Panaíno integra o Consórcio Nova Europa, que contempla obras de construção de parques no entorno do Paço Municipal Palácio dos Migrantes Prefeito Angelo Augusto Perugini e do próprio Jardim Santa Emília, além da construção de uma passagem inferior na região do condomínio Green Park e de um viário que ligará a Estrada Sabina Baptista de Camargo à região do Jardim Nova Europa. Os empreendimentos são financiados com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento do Tratado da Bacia do Prata). As obras integram o novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).
Marcio Furuno
Mín. 19° Máx. 31°