O Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEM) Ronaldo Dias completa 30 anos de atividade e marca a data com a entrega de diplomas de formação para quatro alunos. A cerimônia de formatura será realizada nesta quarta-feira (11/12), às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, no Jardim Amanda. O evento será aberto ao público.
Os alunos Gabriel Sakae Santos Pessari (percussão/bateria), Higor William Patricio de Sousa (saxofone), Kevin Joaquim do Nascimento Evangelista (clarineta) e Samuel Filipe Santos Paixão (tuba) receberão os diplomas por concluírem o programa formativo do centro. Durante a cerimônia, Higor, Kevin e Samuel irão se apresentar, acompanhados pela pianista Cristiane Bloes, enquanto Gabriel se apresentará com um grupo de amigos músicos.
A diretora do CEM, Dalette Dias, destacou a importância do momento: “A diplomação desses quatro estudantes é um passo muito importante para o CEM e para a Secretaria de Cultura. É um reconhecimento ao esforço dos alunos, suas famílias e dos professores, e mostra que o trabalho desenvolvido pelo CEM tem valido a pena ao oferecer formação de qualidade”.
A entrega dos diplomas marca o início das carreiras profissionais dos formandos, que necessitam do documento para comprovar sua formação musical. “O diploma vai ajudá-los a abrir portas no mercado musical e a se tornarem músicos profissionais, além de possibilitar o aprofundamento dos estudos em outras instituições renomadas”, enfatiza a diretora.
Trajetórias Musicais
Ser músico profissional é o grande objetivo dos quatro formandos. Kevin Evangelista, de 18 anos, formado em clarineta, expressou sua animação: “Estou empolgado. Só de pensar que consegui me formar, meu coração fica acelerado”. Ele destacou o apoio dos professores como crucial para seu sucesso. Em paralelo à música, Kevin concilia outros estudos e trabalho.
Samuel Paixão, de 27 anos, formado em tuba, também comemorou a conquista: “É muito gratificante fazer parte da história do CEM e ser um dos primeiros alunos a receber o diploma”. Samuel foi influenciado pelo pai, que tocava tuba na banda da igreja, e decidiu aprofundar seus estudos no CEM.
Gabriel Sakae, de 19 anos, começou a se interessar por música na infância, influenciado pelo pai. “Sempre tive fascínio por bateria. Formar-me pelo CEM é a realização de um sonho”, disse o jovem, que agora deseja estudar percussão em música erudita para tocar em orquestra sinfônica.
Higor William, de 22 anos, formou-se em saxofone após muitos anos de estudo. “Para mim, é um momento muito gratificante, após tantos anos de estudo. Foi uma longa jornada”, afirmou. Ele revelou que inicialmente não tinha interesse em aprender música, mas um vídeo de uma banda tocando saxofone despertou sua paixão pelo instrumento. No futuro, Higor sonha em trabalhar com produção musical.
Grupos Musicais do CEM
O CEM oferece aos alunos a oportunidade de iniciar suas carreiras musicais por meio de diversos grupos formados por estudantes e músicos formados na própria instituição. Entre os grupos estão a Banda Municipal de Hortolândia, Da Campana Pra Fora, Madeira Brasil, Sopro de Prata, Vibrasax, Turuntuntun, Nova Banda Jovem de Hortolândia e Coral Jovem de Hortolândia.
Fundado pela Lei Municipal Nº188, de 1º de junho de 1994, o CEM foi renomeado em 2022 para homenagear o maestro Ronaldo Dias de Almeida. Atualmente, oferece 13 cursos e atende cerca de 800 alunos, estando localizado no Jardim Santa Cândida. A instituição está passando por reformas para melhorar suas instalações.