A Prefeitura de Hortolândia deu um passo significativo para aprimorar a saúde pública ao reabrir, nesta segunda-feira (09), a UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara. Localizada na Rua Ida Amadio, 210, Jardim Santa Clara do Lago, a unidade volta a atender das 7h às 18h, após passar por uma extensa reforma e modernização. A reabertura marca o início da implantação da Vila da Saúde.
A Vila da Saúde centralizará diversos serviços em um único perímetro, incluindo o Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, a central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). Tanto o Hospital quanto a Central do SAMU já foram reformados e ampliados, enquanto o CEM e o CAISM ainda passarão por obras de modernização.
Além dos serviços já oferecidos, o projeto prevê a criação de quatro novos órgãos: uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), um Centro Especializado em Reabilitação (CER) e um Centro de Referência da Saúde da Mulher.
UBS Santa Clara
Segundo a Secretaria de Saúde, a reforma da UBS Santa Clara incluiu a instalação de uma nova cobertura e telhado, substituição de pisos, portas, divisórias e forro, além de uma renovação completa dos sistemas elétrico e hidráulico. A unidade também recebeu infraestrutura moderna de internet para facilitar a integração digital de serviços e um sistema de ar condicionado independente para maior conforto dos pacientes.
A nova estrutura da UBS Santa Clara inclui uma sala de acolhimento, consultórios, sala de medicação e procedimentos, sala de vacinas, farmácia, áreas para atendimento em diferentes fases de cuidado e atendimento odontológico.
A obra, iniciada em novembro de 2022 com recursos da Prefeitura e do governo do Estado, permitiu que a UBS Santa Clara funcionasse provisoriamente na Rua dos Estudantes, 415. A unidade atende, em média, 4.500 pessoas por mês e tem mais de 20 anos de existência.
Mín. 20° Máx. 31°