A Vigilância Epidemiológica, apresentou um inovador projeto de teatro educativo sobre vacinação durante a II Oficina do ImunizaSUS, evento organizado pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e pelo Ministério da Saúde, realizado em Brasília entre os dias 18 e 20 deste mês.
A iniciativa, que foi uma das 300 selecionadas em todo o Brasil, visa conscientizar crianças de escolas municipais sobre a importância da vacinação. A peça teatral foi promovida pelas Secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia entre abril e junho deste ano, e envolveu apresentações infantis que explicavam de forma lúdica a relevância das vacinas.
A enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, representou Hortolândia no evento. Ela destacou que o objetivo da oficina foi valorizar e premiar as iniciativas municipais que contribuíram para o aumento das coberturas vacinais no Brasil, que vêm apresentando queda nos últimos quatro anos, conforme dados do Ministério da Saúde.
“A avaliação dos projetos considerou aspectos como criatividade e dedicação de cada município. O projeto de Hortolândia foi elogiado pela sua intersetorialidade, promovido conjuntamente pelas Secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia, e pelo seu foco em levar conhecimento sobre a vacinação às crianças. Participar desse evento foi extremamente gratificante, uma oportunidade de grande aprendizado ao conhecer as iniciativas de outros municípios do Brasil”, ressaltou a enfermeira.
Os projetos apresentados na oficina foram avaliados por uma comissão e as melhores iniciativas foram premiadas no último dia do evento, reconhecendo os esforços para elevar as coberturas vacinais no país.
Mín. 18° Máx. 30°