No próximo fim de semana, dias 30 de novembro e 01 de dezembro, o Coral do Guri de Piracicaba e a Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba encerram o ano com mais duas apresentações cada. Os concertos integram a Temporada dos Grupos Musicais do programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
No sábado (30/11), o Coral canta na Estação da Paulista, às 19h, e no domingo (01/12), no Sesc Piracicaba, às 10h. O Coral do Guri de Piracicaba tem patrocínio Ouro de Tauste Supermercados, parceria da Prefeitura Municipal de Piracicaba e apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse. O Polo Piracicaba é patrocinado pela Caterpillar.
Já a Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba faz os dois concertos no Auditório da Prefeitura Municipal da cidade. No sábado (30/11), às 20h, e no domingo (01/12), às 10h. A Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba tem parceria da Prefeitura Municipal de Indaiatuba.
Sob a regência da maestrina Aniela Rovani, o Coral do Guri de Piracicaba canta clássicos da música popular brasileira, como Eu Sei Que Vou Te Amar, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Azul da Cor do Mar de Tim Maia e Passaredo de Chico Buarque.
Sob a regência do maestro Ricardo Zoyo, a Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba apresenta um repertório em homenagem a Nabor Pires Camargo, clarinetista natural da cidade, interpretando canções de sua autoria, como Caindo nas Nuvens e Indaiatuba Querida.
Atualmente, o Guri mantém 29 Grupos Musicais formados por crianças, adolescentes e jovens em todo o estado. Todos com uma agenda regular de concertos.
Serviço:
Coral do Guri de Piracicaba
Aniela Rovani, regência
30 de novembro, sábado, às 19h
Estação da Paulista Piracicaba
Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580 – Paulista, Piracicaba–SP
Entrada gratuita
01 de dezembro, domingo, às 10h
Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 - Centro, Piracicaba/SP
Entrada gratuita
Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba
Ricardo Zoyo, regência
30 de novembro, sábado, às 20h
01 de dezembro, domingo, às 10h
Auditório da Prefeitura Municipal
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800, 13331-900, Indaiatuba/SP
Entrada gratuita
Grupos Musicais do Guri
Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares. Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).
Coral do Guri de Piracicaba
O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical. Criado em 2014, o Coral do Guri de Piracicaba explora propostas cênicas, com elementos de dança e teatro. Dentre os trabalhos realizados, destaca-se o videoclipe da música ‘Amor e Ijexá’, com Zeca Baleiro (2016). Em 2017, o conjunto realizou o concerto Sol, Lá, Cidade, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba; participou do musical Duetos, Canções e Momentos e integrou o workshop de improvisação vocal com a cantora norte-americana Audrey Shakir. Em 2018, pelo projeto de cultura ‘Sons da Terra’ cantou no auditório do MASP (SP); e ainda produziu o espetáculo ‘Era dos Festivais’, montagem cênico-musical que retratou o período dos Festivais de MPB. Em 2019, o grupo recebeu a regente e educadora Patrícia Costa. Em 2020 e 2021, realizou produções audiovisuais com Zeca Rodrigues e Luiz Tatit. Em 2022, sob regência de Maíra Ferreira, se apresentou ao lado de Juliana Ripke.
Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba
Hermeto Pascoal batizou de ‘Música Universal’ sua forma inventiva de compor, arranjar e tocar. Uma visão de música baseada na liberdade, ao mesmo tempo, antenada na inventividade humana e na diversidade sonora da natureza. O Grupo de Música Popular Brasileira do Guri de Indaiatuba nasce com o propósito de trilhar esse caminho musical sugerido por Hermeto. Formado por 20 alunos e alunas dos cursos de madeiras, metais, percussão, guitarra, contrabaixo elétrico, cordas dedilhadas e piano, o grupo pretende oferecer contato com um repertório específico para esse tipo de formação. O novo Grupo é formado por 17 guris da região de Jundiaí, contemplando flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, eufônio, percussão, violão e contrabaixo acústico.
Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.
Santa Marcelina Cultura
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.
O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
Comunicação | Santa Marcelina Cultura: Julian Schumacher
Mín. 18° Máx. 30°