A partir de janeiro de 2025, profissionais e residentes de Hortolândia terão a oportunidade de participar de ações de capacitação nas áreas de arte, cultura e economia criativa. A informação foi divulgada durante o seminário Giro Pro, que ocorreu na Escola de Artes Augusto Boal nesta terça-feira (19/11). O evento celebrou o início do programa CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura no município.
Durante o evento, houve um espaço dedicado à coleta de sugestões e interesses do público a respeito dos cursos de formação que deverão ser disponibilizados. Com base nesse feedback, o programa irá elaborar sua grade de atividades, que incluirá oficinas, workshops e outras ações a serem realizadas na cidade, em colaboração com a Prefeitura. Segundo informações da equipe, as primeiras atividades estão programadas para janeiro de 2025, com a criação de uma plataforma para as inscrições.
Para garantir a inclusão do maior número de participantes, na manhã de terça-feira, a equipe do programa se reuniu com as equipes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que pertence à Secretaria de Saúde, e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que faz parte da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, além de representantes de duas organizações sociais da cidade.
A reunião teve como objetivo receber propostas de atividades a serem disponibilizadas pelo programa para os diversos públicos atendidos pelos órgãos e instituições. Na parte da tarde, a equipe fez uma apresentação do programa para os estudantes das Escolas Estaduais Guido Rosolém e Priscila Fernandes da Rocha.
O PNAB é um documento que estabelece diretrizes para a organização da Atenção Básica no Brasil, definindo princípios, diretrizes e as responsabilidades dos serviços de saúde. Ele visa assegurar acesso, qualidade e integralidade na atenção à saúde da população, promovendo um modelo de atenção que valoriza a prevenção e a promoção da saúde, além de integrar diferentes níveis de assistência. O PNAB busca fortalecer a estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS), orientando o funcionamento das unidades de saúde e o trabalho dos profissionais que atuam nas comunidades.
O seminário Giro Pro teve início com a divulgação pela Secretaria de Cultura dos 65 projetos selecionados no edital da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura). O chamado para propostas foi publicado pelo município em setembro deste ano.
Entre os selecionados, está Paula Neves, uma jovem com deficiência visual que desenvolverá um projeto de dança voltado para pessoas que enfrentam o mesmo desafio. Ela é aluna do curso Dance com ele, oferecido pela Secretaria de Cultura. Em nome dos 65 escolhidos, Paula assinou simbolicamente o Termo de Execução Cultural, que formaliza a transferência de verbas para os contemplados.
CULTSP PROFISSIONAL
Em outubro deste ano, o governo estadual apresentou o programa CultSP Pro. Este projeto inclui seis escolas temáticas, cada uma dedicada a diferentes segmentos da cultura e da economia criativa. Além disso, o CultSP Pro oferece um programa especial de capacitação nas áreas de teatro e dança. As instituições são projetadas para treinar profissionais em campos como desempenho artística (incluindo dança, teatro musical, circo, ópera e música), gestão e conservação de patrimônio cultural, produção de conteúdo audiovisual, desenvolvimento de jogos e novas mídias, design gráfico, fotografia, culinária, moda sustentável e artesanato.
Mín. 18° Máx. 30°