Iniciar uma discussão sobre racismo estrutural e incentivar o enfrentamento da violência contra mulheres é a proposta da Prefeitura de Hortolândia, que, nesta segunda-feira (25/11), apresenta a campanha “21 Dias de Ativismo: Nossa Voz, Nossa Vida”. O evento de lançamento oficial, que integra diferentes setores da Prefeitura, incluirá apresentações culturais, discursos de autoridades locais, barracas de food trucks e intervenções de membros do Departamento de Direitos Humanos, da Secretaria de Saúde e do Departamento da Mulher de Hortolândia. O evento é aberto ao público e começará às 19h30, no Museu Municipal de Hortolândia “Estação Jacuba”, localizado na Vila São Francisco.
Criada pela Secretaria de Governo, a iniciativa “21 Dias de Ativismo: Nossa Voz, Nossa Vida” pretende conscientizar a sociedade acerca das questões relacionadas ao racismo e à luta contra a violência de gênero. As atividades serão realizadas pela Prefeitura até 10 de dezembro, mediante uma variedade de palestras, discussões e intervenções culturais em diferentes espaços públicos da cidade, incluindo Unidades Básicas de Saúde, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e escolas da rede municipal.
Na cerimônia de lançamento da campanha, que ocorrerá nesta segunda-feira (25/11), o público terá a oportunidade de desfrutar das habilidades do Quinteto Cultura, uma formação musical apoiada pela Secretaria de Cultura. O setlist escolhido pelo grupo incluirá grandes sucessos de artistas negros influentes na Música Popular Brasileira. O evento contará ainda com uma apresentação do músico e produtor musical Tim Lopes, que é membro do Quinteto Cultura, e que irá abordar a contribuição de músicos negros na evolução de gêneros como Blues, Jazz, R&B (Rhythm and Blues) e Hip Hop. Para encerrar a cerimônia, a cantora Ju Peres fará uma apresentação de músicas de artistas pretas renomadas no Brasil.
O evento também abordará a questão do enfrentamento à violência dirigida às mulheres. O Departamento da Mulher de Hortolândia, que faz parte da Secretaria de Governo, promoverá o empoderamento feminino com o tema “Nossa Voz, Nossa Vida”, escolhido para esta edição da campanha “21 Dias de Ativismo”. Os participantes receberão informações sobre a rede de apoio disponível para mulheres no município, bem como os canais disponíveis para relatar casos de violência. Durante a cerimônia, laços brancos serão distribuídos aos presentes, simbolizando um convite a todos para se unirem na luta contra a violência contra a mulher.
Como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, que ocorre nesta quarta-feira (20/11), o Departamento de Direitos Humanos da Prefeitura de Hortolândia, que faz parte da Secretaria de Governo, trabalhará para conscientizar a população sobre temas relacionados à igualdade racial e de gênero. Essa iniciativa incluirá mensagens que ressaltam a importância da vida e a promoção da dignidade humana. Além disso, a comunidade será atualizada sobre as Políticas Públicas implementadas pela Prefeitura para fomentar a igualdade racial na cidade.
No contexto da saúde, a inauguração da campanha “21 Dias de Ativismo: Nossa Voz, Nossa Vida” ocorrerá em homenagem ao Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado em 1º de dezembro. Além de conhecer as iniciativas da Prefeitura para diminuir e tratar os casos de HIV na cidade, a população receberá orientações sobre formas de prevenção e os cuidados essenciais. Profissionais da Secretaria de Saúde farão a distribuição de preservativos ao público.
Aqueles que visitarem o Museu Estação Jacuba nesta segunda-feira (25/11) para participar do lançamento da campanha “21 Dias de Ativismo” terão a oportunidade de degustar os pratos que estarão à venda nos food trucks. As iguarias e bebidas serão feitas por empreendedores envolvidos no EcoSol (Economia Solidária), uma iniciativa promovida pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
O lançamento oficial da campanha também ressaltará a importância de Políticas Públicas direcionadas às Pessoas com Deficiência. O público terá a oportunidade de apreciar a habilidade de crianças e adolescentes com deficiência em uma apresentação musical utilizando instrumentos de percussão.
Consulte a programação da Campanha que já está acontecendo em diversos equipamentos públicos de Hortolândia:
22/11 - CRAS Primavera (9h)
25/11 - UBS Jd. Amanda I (7h30)
OSC Casa Betânia da Paz (13h30)
Paço Municipal - Café das Pretas (14h)
Estação Jacuba (19h30)
26/11 - CAPS AD (8h)
CAPS VIDA (10h)
OSC Irmão Américo (14h)
E.E. Prof. Antônio Zanluchi (19h às 21h)
27/11 - EMEF Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim (9h e 14h)
EMEF Samuel da Silva Mendonça (10h e 13h)
CAPS IJ (14h)
OSC Moriah (15h)
28/11 - UBS Jd. Campos Verdes (8h)
OSC APAE Hortolândia (9h)
29/11 - UBS Jd. Novo Ângulo (7h15)
EMEF Dayla Cristina Souza de Amorin (10h e 13h15)
10/12 - Palácio dos Migrantes “Paço Municipal Prefeito Angelo Augusto Perugini” (7h30)
Mín. 18° Máx. 30°