As apresentações acontecem no dia 21 de novembro, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, em dois horários, às 10h30 e às 16h00, na quadra da escola municipal Coronel Domingos Ferreira. A entrada é gratuita.
“A Princesa Dara e o Sapo Que fala” é um espetáculo teatral musical voltado ao público infantil que traz uma história totalmente nova sobre uma princesa e um sapo falante, desta vez ambientada em um reino africano, liderado e construído por mulheres. O musical, contemplado pelo PROAC, explora temas como a representatividade na realeza, além de conceitos sobre ecologia, cultura popular e autoconhecimento.
O espetáculo estreou em 2019 e durante a pandemia, realizou uma temporada on-line. Em 2021, os bastidores do espetáculo deram origem a um documentário, que se disponível no canal da Cia Kokelinha no Youtube. Em 2023 e 2024, o espetáculo foi contemplado pelo PROAC, e ganhou a chance de realizar apresentações gratuitas por cidades do estado de São Paulo. Em 2014, o espetáculo foi tema de uma reportagem especial do programa “Mais Caminhos”, da EPTV Campinas.
SINOPSE:
Líder e rainha do reino africano de Kadondo, a bondosa Nandi Ka, está preparando a festa de 15 anos de sua filha, a princesa Dara. Ao contrário da sua mãe, Dara não se interessa pelo seu reino, nem pela história de seu povo, e acredita ser a pessoa mais ilustre do mundo.
A princesa só não esperava que um sapo, mais artista que anfíbio, pudesse roubar a atenção de todos bem no dia do seu aniversário. Ela ainda não sabe, mas por trás desse sapo que fala, canta e até conta piadas, existem segredos envolvendo a história de um reino vizinho e um poderoso feiticeiro.
Ao longo da festa, e em meio a muitas descobertas, a princesa Dara e o Sapo Que Fala vão embarcar juntos, em uma jornada de crescimento e amadurecimento. O espetáculo deixa ainda lições que envolvem o poder de se reinventar, do resgate as raízes familiares e do artista que está escondido dentro de cada um.
RELEVÂNCIA, PERTINÊNCIA E PROCESSO CRIATIVO:
O dramaturgo e ator Ítalo Jonas, começou a escrever os primeiros esboços da peça infantil "A Princesa Dara e o Sapo Que Fala" em 2018. Seu objetivo era apresentar ao público infantil contemporâneo, um reino repleto de cultura africana, com toda sua beleza, cores e ritmos.
Quando a ideia do reino africano se misturou a uma pesquisa sobre o conto "O Rei Sapo", nasceram os personagens e o enredo central desse espetáculo, que se desviou do conto dos irmãos Grimm. Nesse novo espetáculo original, não existe uma princesa que deve beijar um sapo. Nele, a princesa irá resgatar sua essência e descobrir qual é o seu lugar na estrutura política de seu reino. Já o sapo, nessa nova história, surge mais artista que anfíbio, para posteriormente, trilhar uma jornada de redenção.
A Cia de teatro Kokelinha construiu a linguagem cênica do espetáculo, aproximando e acolhendo o público infantil, com diálogos simples, cotidianos, de fácil assimilação e identificação, somados a momentos de humor, dança e músicas compostas especialmente para a peça.
A companhia de teatro Kokelinha nasceu com o propósito de realizar espetáculos infantis, que promovessem o debate e a reflexão de questões sociais e culturais de uma forma leve e lúdica. Em 2019, sob direção de Ítalo Jonas, o grupo estreou seu primeiro espetáculo autoral "A Princesa Dara e o Sapo Que Fala".
Durante a pandemia, a Kokelinha encontrou outras formas de fazer sua arte chegar ao público. Foi por meio das mídias sociais, que o grupo se destacou, produzindo materiais educativos em vídeo, como contações de histórias, teatro web e clipes musicais infantis. No youtube, os vídeos do grupo somam de mais de 60 mil visualizações, com comentários positivos vindos de todas as regiões do Brasil.
De forma remota, a Cia Kokelinha esteve na programação de contações de histórias da Casa de Cultura de Canaã dos Carajás, e no festival de teatro on-line "Entre Cantos" de 2020, a Kokelinha saiu vencedora de três prêmios: “Melhor concepção de vídeo”, “Escolha da Audiência” e o prêmio “Impacto Cultural”.
Em 2021, a Cia Kokelinha produziu o material audiovisual “Contação de Histórias Africanas” para o grupo Urucungos Puítas e Quijengues, como parte do projeto "Urucungos em Rede", contemplado pelo PROAC. No mesmo ano, "A Princesa Dara e o Sapo Que Fala", ganhou uma temporada on-line e os bastidores das filmagens, deram origem a um documentário sobre a peça, que estreou no canal da Cia Kokelinha no Youtube. No final de 2022, "A Princesa Dara e o Sapo Que Fala" foi contemplado pelo PROAC e assim, realizou uma série de apresentações gratuitas por cidades do estado de São Paulo. As apresentações foram acompanhadas de oficinas de contações de histórias africanas, ministradas pelos integrantes da Cia Kokelinha.
Em 2023, o grupo integrou a programação do projeto "Passa na Praça", realizado pelo SESC Campinas, com apresentações de suas quatro contações de histórias autorais: "Cinco Sentidos", "Tudo Isso é Folclore", "A Canção de Ayele" e "O Sol e a Lua". Em 2024, a Cia Kokelinha foi tema de uma reportagem especial do programa "Mais Caminhos" da EPTV Campinas. O episódio foi ao ar no dia 17/02/24 e encontra-se disponível para assistir no Globoplay.
SERVIÇO:
Espetáculo: "A Princesa Dara e o Sapo Que Fala"
Duração do espetáculo: 50 minutos
Local: Quadra da Escola Coronel Domingos Ferreira (R. Dr. Carlos de Campos, 24 - Centro, Monte Mor - SP)
Data: 21/11/2025
Horário: Às 10h30 e às 16h00
Entrada: Gratuita (entrada aberta ao público)
Mín. ° Máx. °