Este ano, entre janeiro e agosto, a comunidade recebeu quase mil mudas de árvores e plantas decorativas. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira (08/11), atendendo a um pedido do Departamento de Comunicação, feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
No total, o Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos” conferiu 974 mudas ao longo do período, sendo 455 delas de espécies arbóreas, 402 de árvores frutíferas e 48 de plantas ornamentais. Os meses que registraram maior demanda por mudas foram janeiro (176 unidades), agosto (174 unidades), abril (155 unidades) e junho (143 unidades). Entre 26 de fevereiro e 27 de março deste ano, o local passou por reformas, o que influenciou na quantidade de mudas distribuídas.
Quais são as plantas mais requisitadas pelos habitantes de Hortolândia? As árvores nativas do Brasil, como os ipês amarelo e branco, quaresmeiras, oitis, bacuparis, resedás e callistemons. Também se destacam as espécies frutíferas, como pitangueiras, ameixeiras, amoreiras, aceroleiras, limoeiros e mangueiras.
A cada dois meses, os habitantes da cidade têm a oportunidade de obter sem custo uma muda de árvore e 40 quilos de adubo orgânico. Além disso, os funcionários do Viveiro disponibilizam orientações sobre as melhores práticas para o plantio das árvores.
Para retirar mudas e adubo orgânico gratuitamente é preciso:
- apresentar comprovante de endereço e
- documento com foto,
- trazer um recipiente (saco ou balde) para transportar o material orgânico.
O Viveiro Municipal está localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Adventista Campineiro. O espaço pode ser visitado às quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.
Mín. 18° Máx. 30°