“O desafio da transformação ecológica diante da emergência climática” será o assunto central da próxima Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA), promovida pela Prefeitura de Hortolândia em dezembro deste ano.
A participação no evento é livre e acessível a todos, desde que os interessados tenham 16 anos ou mais. O assunto em pauta é bastante pertinente, pois está ligado a acontecimentos recentes que tiveram reflexos no Brasil, como as altas temperaturas, a seca sem precedentes na Amazônia e no Pantanal, as tempestades que afetaram a cidade de São Paulo e as chuvas intensas que causaram enchentes em várias localidades do Sul do país.
Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a CMMA serve como um ambiente de envolvimento comunitário, onde serão debatidas e elaboradas propostas regionais relacionadas ao tema principal, contribuindo assim para a aplicação da Política Nacional de Mudança Climática. As inscrições começarão no dia 15 deste mês e poderão ser realizadas mediante um formulário online.
A Conferência Municipal de Meio Ambiente ocorrerá no dia 4 de dezembro, uma quarta-feira, no Parque Socioambiental Antônio Gazeta, que fica na Rua Pedrina Oliveira da Cunha, 275, no Jardim Terras de Santo Antônio.
Confira os cinco eixos da CMMA:
I – Mitigação
II – Adaptação e preparação para desastres
III – Transformação Ecológica
IV – Justiça Climática
V – Governança e Educação Ambiental
O decreto Nº 5.515, de 01/11/2024, que convoca os moradores de Hortolândia e região para a CMMA, foi publicado, na sexta-feira (01/11), na edição 2295, do Diário Oficial do Município, disponível neste link. A convocação dos participantes atende à Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) nº 1.079, de 10 de junho de 2024, que convoca os brasileiros a participar da 5ª CNMA (Conferência Nacional do Meio Ambiente).
Mín. ° Máx. °