A “Escola 4.0: contribuições para facilitar o desenvolvimento de atividades Maker em escolas de Ensino Fundamental” é o tema do webinário que a Prefeitura de Hortolândia promoverá, nesta terça-feira (29/10), às 19h, abrindo a “Semana Municipal de Ciência e Tecnologia 2024”. O objetivo do evento é promover a ciência, a consciência tecnológica e a preservação ambiental, integrando professores, crianças e demais estudantes, além da comunidade em geral.
A palestra terá transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube. O público poderá interagir ao vivo, enviando perguntas e participando das discussões em tempo real.
O tema será ministrado pelos professores Fabiano Fruett e Fernanda Pereira Barbosa. Fruett é mestre em Microeletrônica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), doutor em Instrumentação Eletrônica pela Delft University of Technology, na Holanda, e professor associado III junto ao Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica da FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) da Unicamp, onde coordena o Projeto “Escola 4.0: Contribuições para facilitar o desenvolvimento de atividades MAKER em escolas de ensino fundamental e médio”, ação acadêmica que reúne os três pilares da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Fernanda tem mestrado em Química pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), é Professora de Programação e Robótica no Sesi (Serviço Social da Indústria) e atua ativamente no Projeto Escola 4.0.
Biomas em foco
Neste ano, a Semana C&T enfocará os "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais" e terá diversas atividades, algumas abertas ao público, como a mostra cultural nas escolas e o webinário online, e outras restritas aos profissionais ligados à educação, como as oficinas tecnológicas.https://educa.
No segundo dia do evento, serão realizadas diversas oficinas práticas voltadas aos profissionais da educação, com foco no uso de tecnologias no ambiente escolar. Elas acontecerão nesta quarta-feira (30/10), das 18h30 às 20h30.
Já no terceiro e último dia da Semana C&T, na quinta-feira (31/10), haverá uma mostra cultural nas 60 unidades escolares da rede municipal, nas seis escolas gerenciadas pela Organização Social Maria do Carmo e nas 39 contratadas por meio do programa Bolsa-Creche. A mostra "Imagine, Faça e Compartilhe" reunirá os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano. Cada escola terá uma programação própria, expondo trabalhos e iniciativas que destacam a criatividade e inovação. A mostra é uma oportunidade para que as crianças e os demais estudantes, bem como os pais e responsáveis, membros da comunidade escolar, conheçam as ideias e soluções criadas pelas crianças, com base no aprendizado de tecnologias sociais, biomas e sustentabilidade.
"A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia não se limita ao desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, mas também busca promover uma conscientização mais profunda sobre a preservação dos biomas brasileiros e o uso de soluções tecnológicas em prol do meio ambiente, por meio de um consumo sustentável de recursos do cotidiano. As atividades visam proporcionar um ambiente rico para o aprendizado, a troca de experiências e a construção de conhecimento, fortalecendo a integração entre ciência, tecnologia e educação em nossa rede", afirmou a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos.
Ane Medina Néri - Jornalista
Mín. 19° Máx. 25°