Possui obras literárias que já foram lidas e estão apenas acumulando poeira em sua residência? Conheça a possibilidade de contribuir com a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, ligada à Prefeitura de Hortolândia. Ao realizar essa generosa doação, você incentiva outras pessoas a cultivarem o prazer pela leitura, ampliando o acesso à cultura.
Rafael Antonio da Silva, coordenador da biblioteca, recomenda que as pessoas enviem fotografias dos livros que pretendem doar. As imagens devem ser encaminhadas pelo BiblioZap, o serviço de atendimento da biblioteca disponível via WhatsApp, no número (19) 98970-7332. Através das fotos, a equipe realiza uma pré-avaliação das obras. “Pedimos que as pessoas façam isso antes de se deslocarem, para evitar viagens desnecessárias com livros que talvez não possamos aceitar”, explica o coordenador. Livros de ficção e não ficção em diferentes gêneros, títulos infantis e obras técnicas, entre outros, podem ser doados.
A biblioteca não recebe doações de livros pedagógicos, obras que estejam deterioradas, materiais fotocopiados, apostilas e enciclopédias. Para a doação de revistas, é necessário que o interessado envie previamente uma fotografia dos itens para que a equipe da biblioteca possa avaliá-los.
Se os livros forem aceitos, o interessado deve entregá-los na biblioteca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A biblioteca está situada no andar superior do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. Os livros doados podem ser adicionados ao acervo da biblioteca ou destinados à Reserva Técnica, composta por obras destinadas a projetos promovidos pela biblioteca, como "Achei um livro", "Gostou? Leva pra casa!" e a banca de troca de livros. Atualmente, o acervo conta com 18.000 volumes e pode ser consultado através deste site.
Veja também: Resultado das eleições na RMC
REGISTRO
Para obter acesso ao acervo da biblioteca municipal, é necessário se tornar um usuário. O registro pode ser realizado pessoalmente. Para tornar o acesso mais fácil para a comunidade, o coordenador Rafael Antonio da Silva informa que o processo de cadastro para novos usuários foi alterado.
Para se tornar um leitor da biblioteca, é necessário apresentar um documento de identificação com foto em versão original, além de um comprovante de endereço também no formato original, seja em papel ou digital. No caso de menores de idade, é preciso fornecer um documento original de um dos pais ou responsável, juntamente com uma autorização assinada por eles.
Indivíduos que residem fora do município também têm a possibilidade de se inscrever. Para isso, é necessário apresentar uma prova de conexão com a cidade, seja por trabalho ou estudo. O registro pode ser realizado online através deste LINK. No momento, a biblioteca conta com mais de 6.000 usuários registrados.
Mín. 19° Máx. 25°