Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizaram, na manhã desta segunda-feira (07/10), ação educativa na Rua Carlos Chagas, no Jardim Amanda. Parte desta via se conecta a uma área verde que, futuramente, integrará o Parque Socioambiental em implantação pela Prefeitura no maior bairro de Hortolândia.
Segundo o Departamento de Educação Ambiental, durante a ação porta a porta, os técnicos apresentaram às sete famílias moradoras do local as medidas que estão sendo adotadas para revitalizar a APP (Área de Preservação Permanente). Elas incluem tanto os cuidados com o meio ambiente e o embelezamento do lugar, quanto a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
De acordo com o diretor Ricardo Zanoni, o objetivo foi dialogar com os moradores no sentido de orientá-los quanto às ações necessárias para a revitalização da área verde, uma vez que, necessariamente, parte das espécies árboreas lá plantadas, dentre elas bananeiras e trepadeiras, precisarão ser substituídas, reaproveitadas e plantadas em outros locais adequados. A ação faz parte do Programa “Agenda Verde”.
Parque Socioambiental do Jd. Amanda
O futuro parque socioambiental ficará na região onde existem duas lagoas no bairro e contará com uma área de mais de 302.000 m2. De acordo com a Secretaria de Obras, a construção do Parque Socioambiental do Jd. Amanda inclui intervenções para a canalização aberta de um córrego de cerca de 450 metros próximo à Emef (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral. A empresa contratada pelo município também implantará um vertedouro na segunda lagoa, com o objetivo de prevenir inundações na Rua Benjamin Constant, próxima ao local.
O projeto elaborado pela Prefeitura apresenta uma série de intervenções urbanísticas e de paisagismo para construção do parque linear no Jd. Amanda. Além das intervenções de drenagem e canalização aberta, estão programadas obras de pavimentação e de duplicação do viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, que interligará o Jd. Amanda à região do Residencial Golden Park, otimizando a malha viária do município em uma área de grande densidade demográfica.
O parque contará com pista de caminhada e ciclovia de 4.800 metros, além de academias ao ar livre para o público da melhor idade, playgrounds para crianças, bicicletário e espaços de convívio e lazer para toda a família.
Estão previstas, ainda, reformas das quadras esportivas já existentes e do campo de futebol do bairro, que receberá um vestiário, bem como melhorias no paisagismo, com a instalação de bancos, canteiros, pisos intertravados, plantas, árvores e implantação de iluminação por lâmpadas LEDs. Também está prevista a construção de uma estação de transferência de ônibus.
A construção do Parque Socioambiental do Jd. Amanda foi financiada com recursos oriundos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata). De acordo com a empresa contratada pela Prefeitura para construir o parque, a obra terá duração de 15 meses.
Mín. 19° Máx. 25°