Para ajudar os donos de pequenos negócios a prosperar no dinâmico mercado digital, o Sebrae celebrou um acordo de cooperação técnica com a Shopee. A assinatura do termo de parceria aconteceu na segunda-feira (23/09), na sede do Sebrae em São Paulo (SP).
Entre as autoridades presentes para firmar o convênio estavam o ministro do Empreendedorismo, da Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França, o ministro do Comércio e Indústria da Cultura, Comunidade e Juventude de Singapura, Alvin Tan, o diretor superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, o presidente em exercício do Sebrae Nacional, Bruno Quicke e a head de Relações Governamentais da Shopee, Luciana Hachmann.
Nos próximos dois anos, o Sebrae e a Shopee, que se tornou um dos principais marketplaces no Brasil, vão promover capacitações on-line para orientar os interessados a vender na plataforma ou alavancar os seus negócios de forma geral.
Além do acesso gratuito a uma jornada de aprendizagem para vendas em canais digitais, o projeto prevê oficinas e mentorias especializadas. A ideia é que as empresas tenham um espaço diferenciado dentro da plataforma, aumentando a visibilidade de seus produtos.
Hoje, há mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma, responsáveis por 90% das vendas da Shopee no país, segundo o Sebrae. O marketplace também tem sido uma porta de entrada para a digitalização e alavanca para o crescimento dos vendedores locais.
Em uma pesquisa realizada pela Shopee no segundo trimestre de 2024, um em cada três vendedores locais entrevistados afirmou que encontrou na plataforma sua primeira oportunidade para vender online ,e 40% deles expandiram a sua operação após começar a vender no app. Suas empresas geram oportunidades de emprego para 1,3 milhão de pessoas no país, sendo que 25% deste total trabalham exclusivamente para atender as vendas na plataforma.
“Vamos capacitar os pequenos negócios para uma entrada mais rápida e eficiente no universo das vendas on-line, garantindo também maior sustentabilidade e competitividade ao longo do tempo. Os marketplaces são uma grande vitrine para eles, que devem se apropriar das ferramentas digitais para buscar novos mercados", afirmou Bruno Quick.
"A parceria com o Sebrae fortalece o nosso compromisso com o Brasil e o desenvolvimento do e-commerce local. Estamos dedicados a apoiar o empreendedorismo brasileiro, conectando-os aos consumidores e fornecendo as melhores ferramentas para impulsionar o crescimento de seus negócios. Essa colaboração com o Sebrae nos permitirá expandir ainda mais nossas iniciativas de capacitação e apoio às pequenas e médias empresas em mais regiões do país," afirma Luciana Hachmann, head de Relações Governamentais da Shopee.
“Este é um acordo importante e muito comemorado fora do Mercosul. Nos ajudou a quebrar esta barreira e viemos acompanhar pela importância que nosso Governo dá para o relacionamento comercial com Singapura, que flui com facilidade”, declarou Marcio França. Alvin Tan também destacou a importância do relacionamento com o Brasil. “Essa é minha terceira vez no país. Fomos antes a Manaus, Belém e sabemos que o Brasil valoriza nossa presença, é um grande parceiro. Sempre que viemos ser bem recebidos e também temos interesse em ajudar os pequenos negócios a se digitalizarem”.
O diretor superintende do Sebrae-SP ressaltou os benefícios do acordo. “Essa parceria vai colaborar para que os pequenos negócios sejam mais competitivos no meio digital e tenham mais acesso a mercados”.
Mín. 18° Máx. 33°