Promovendo a conscientização ambiental e o reaproveitamento criativo, “E-lixo” é voltado para adolescentes a partir dos 12 anos; com turmas no Núcleo Vinde a Mim e Casa Betânia da Paz, aulas se iniciam nos dias 23 e 27/09, respectivamente.
Com o avanço acelerado da tecnologia, o consumo de aparelhos como celulares, computadores e baterias aumentou de forma significativa, levando a um descarte crescente e preocupante. Apenas no Brasil, são geradas 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, colocando o país na quinta posição mundial entre os maiores produtores desse tipo de resíduo. Segundo dados do setor, menos de 3% desse total é reciclado.
A partir disso, o projeto E-lixo se propõe a despertar uma nova consciência ambiental e artística nos participantes, permitindo que eles vejam o potencial dos materiais descartados. Em Hortolândia, serão oferecidas 50 vagas para oficinas gratuitas que, além de abordar os problemas causados pelo descarte incorreto de materiais eletrônicos, incentivam a reutilização criativa desses resíduos.
As aulas acontecerão semanalmente no Núcleo Vinde a Mim e Casa Betânia da Paz, com início nos dias 23 e 27 de setembro, respectivamente, e duração aproximada de três meses. Voltado exclusivamente para jovens a partir dos 12 anos, as oficinas incluem disciplinas como fotografia, desenho em HQ e grafite para promover a criação de verdadeiras obras de arte a partir de materiais reciclados.
“Mais do que promover a conscientização ambiental, as oficinas são uma oportunidade para que os jovens desenvolvam habilidades artísticas e criativas, enxergando o lixo eletrônico como matéria-prima para novas criações. Essa iniciativa também se coloca como uma oportunidade valiosa para promover a conscientização sobre a importância da reciclagem eletrônica, além de permitir que os participantes se vejam como protagonistas na transformação de resíduos em arte”, destaca Patrícia Santos, gestora da Renovarte.
As vagas para o projeto já estão preenchidas, mas é possível adentrar à lista de espera. Ao final do curso, os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos, a fim de reforçar a importância da reciclagem e do reaproveitamento criativo.
Financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com apoio do ProAC ICMS, o projeto E-lixo tem produção da Renovarte Produtora Cultural – empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet, o apoio da empresa Soul Projetos, responsável pela viabilização dos recursos fiscais e patrocínio da empresa PAGUE MENOS.
Fabio Cecon, gerente de Marketing e Comunicação da Rede de Supermercados Pague Menos, diz que: “apoiar projetos que visam a formação de jovens nas áreas da cultura, da educação e do esporte, faz parte do nosso DNA, da Rede de Supermercados Pague Menos. Sabemos que são essas frentes que transformam e proporcionam mudanças significativas na vida dos participantes e, assim, contribuímos nas áreas que atuamos”.
SERVIÇO | E-Lixo em Hortolândia (SP)
Onde: Núcleo Vinde a Mim | R. do Canário, 308, Jd. Boa Esperança – Hortolândia (SP)
Aulas: Semanais às segundas-feiras, a partir de 23 de setembro de 2024
Horários: Das 09h30 às 11h30
Onde: Casa Betânia da Paz | R. José Camargo, 290 a 310, Remanso Campineiro – Hortolândia (SP)
Aulas: Semanais às sextas-feiras, a partir de 27 de setembro de 2024
Horários: Das 09h30 às 11h30
Duração: 3 meses
Faixa Etária: A partir dos 12 anos
Evento Gratuito
Informações sobre o projeto: Renovarte Produtora Cultural | (19) 9.7408-7044
Informações para a Imprensa: Entre Aspas | (11) 9.4076-1719
Mín. 18° Máx. 33°