Em 19 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Ortopedista, em homenagem à criação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Reconhecida por sua importância e destaque na ortopedia, a SBOT se tornou uma das principais instituições na área da Ortopedia e Traumatologia na América Latina, e uma das mais renomadas globalmente.
O Teste para adquirir o Certificado de Especialização em Ortopedia e Traumatologia (CEOT), juntamente com o Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia, são reconhecidos internacionalmente. Segundo informações da Estatística Médica no Brasil, publicadas em 2020, há 17.906 especialistas em ortopedia e traumatologia no país. Entre eles, 1.045 (6,5%) são do sexo feminino.
A ortopedia é uma área da medicina dedicada ao tratamento das enfermidades que afetam os músculos e ossos. Os profissionais especializados neste ramo lidam com diferentes questões, como lesões, fraturas, luxações, tumores, infecções e condições crônicas. Além disso, os ortopedistas também são capacitados para realizar procedimentos cirúrgicos.
O especialista em Ortopedia tem a possibilidade de trabalhar como cirurgião, cuidando da prevenção, investigação e terapia de condições e enfermidades que afetam tendões, ligamentos, músculos, articulações e ossos. Em sua rotina, esse profissional executa os seguintes procedimentos:
Mín. 18° Máx. 33°