No início da terça-feira (17), a Polícia Militar de São Paulo conseguiu localizar e deter novamente 157 presidiários que estavam em saída temporária, 33 mil presos deixam presídios de SP nesta terça.
Na cidade de Campinas, um total de 11 indivíduos foi capturado por desobedecerem às normas estabelecidas pelo Poder Judiciário e conduzidos de volta ao sistema carcerário.
Durante o início da licença temporária, a Polícia Militar de São Paulo conseguiu capturar novamente 157 detentos. Na cidade de Campinas, 11 presidiários foram recapturados por violarem as condições determinadas pela Justiça e foram levados de volta para a prisão.
Na área metropolitana e na capital houve um aumento no número de recapturas, com um total de 56 prisioneiros sendo detidos, sendo que 15 deles foram pegos utilizando drogas no centro da cidade. Já nas cidades do interior, os maiores números de recapturas foram registrados em Ribeirão Preto, com 28 detentos, seguido por Sorocaba (19) e São José do Rio Preto (14). Além disso, prisioneiros de outras localidades, como Presidente Prudente e Piracicaba, também foram capturados novamente.
A fim de obterem a permissão de saída temporária, os detentos precisam obedecer a determinações como ficar restritos à área estipulada e abster-se de frequentar lugares noturnos e estabelecimentos de entretenimento. Aqueles que são recapturados são encaminhados ao Instituto Médico Legal e, posteriormente, reconduzidos aos Centros de Detenção Provisória ou Penitenciárias.
A partir de 2023, uma determinação da Secretaria da Segurança Pública estabelece que prisioneiros que violarem as regras sejam conduzidos de volta às prisões imediatamente. Essa ação faz parte da terceira liberação temporária do ano, com a próxima programada para segunda-feira (23). Nas liberações anteriores, como a de junho, 677 detentos foram capturados pelas autoridades. O total de recapturas foi de 88 detentos.
Mín. 18° Máx. 33°