Três especialistas em educação vieram a Hortolândia para participar da roda de conversa “Território de Saberes e Escola-Outra: Educação como conceito de integralidade”, promovida pela Prefeitura: os professores doutores Flávio Caetano da Silva e Cecília Luiz, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e Sebastien Pèsce, da Universidade de Tours, da França, como convidado internacional.
O evento, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (09/09), no auditório da Escola de Artes Augusto Boal, no Jd. Amanda II, trouxe para a discussão cerca de 100 profissionais da rede municipal de educação, dentre eles diretores de departamento, profissionais e supervisores educacionais do Centro de Formação Paulo Freire, gestores escolares das unidades da rede municipal e o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo.
Segundo a Pasta, o objetivo foi promover um espaço de diálogo sobre educação, gestão democrática e o projeto Escola-Outra, realizado na cidade desde 2021, por meio de Termo de Cooperação assinado entre a UFSCar e a Prefeitura de Hortolândia.
Atualmente, uma das vertentes do Projeto Escola-Outra, é desenvolvida em seis unidades escolares, beneficiando aproximadamente 2,7 mil estudantes, além de profissionais da educação e membros da comunidade escolar.
O Projeto surgiu no município visando transformar a educação ao reconhecer as crianças como agentes ativos no processo de ensino e aprendizagem. O histórico da trajetória foi apresentado aos presentes pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, que destacou a importância de considerar as experiências e vivências de crianças e estudantes como parte fundamental desse novo modelo de escola que surge depois da pandemia do Coronavírus.
“O Projeto Escola-Outra não é um modelo imposto de fora para dentro, mas sim uma construção coletiva, pensada por todos que fazem parte da escola, desde os profissionais até as próprias crianças, que têm suas vozes ouvidas e seus desejos e experiências levados para o centro do processo de aprendizagem”, explicou o professor da UFSCar, destacando que, desde a implementação, o projeto tem proporcionado debates, reflexões e registros que envolvem toda a comunidade escolar.
Flávio Caetano aproveitou a ocasião para convidar outras escolas da rede a se juntarem ao projeto. Também anunciou as próximas metas, que incluem a expansão para mais unidades no município e o fortalecimento do projeto com a troca de experiências com outras redes educacionais, tanto em âmbito nacional quanto internacional, com destaque para colaborações em países como França e Bélgica.
A Profa. Dra. Cecília Luiz complementou as discussões, ressaltando a importância da gestão democrática e o papel essencial da comunidade escolar para a educação que valoriza a participação ativa de todos. Para ela, a construção de uma educação integral vai além dos conteúdos curriculares, sendo essencial a participação ativa de professores, estudantes e famílias.
Convidado especial do evento, o Prof. Dr. Sebastien Pèsce agradeceu pelo convite e demonstrou interesse em estabelecer colaborações futuras entre o Brasil e a França. Ele aproveitou a realização do evento para conhecer a rede educacional de Hortolândia, o currículo municipal “Integra Saberes” e o Projeto Escola Outra, iniciativas que ganharam destaque no congresso internacional de educação no Canadá neste ano.
O Projeto Escola-Outra abrange quatro frentes principais: formação continuada através do curso de Pós-Graduação "Escola-Outra: os saberes que transformam a escola e a vida"; um grupo de ateliê biográfico; um grupo de trabalho para monitoramento de pesquisas; e um projeto de intervenção pedagógica.
Confira as escolas participantes do projeto de intervenção pedagógica do Projeto Escola-Outra:
EMEF Profa. Helena F. Takahashi,
EMEF Samuel da Silva Mendonça,
EMEI Jardim Residencial São Sebastião II,
EMEI Carlos Vilela,
EMEI Jardim Amanda III e
EMEIEF Luiza Vitória Oliveira Cruz.
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