Durante uma ação para coibir ações violentas de um grupo criminoso especializado em furtos de cargas e veículos, a Polícia Federal deteve cinco indivíduos que operavam entre Campinas e a região metropolitana de São Paulo.
Na terça-feira (3), quatro ordens de prisão temporária e três ordens de busca e apreensão foram executadas em Barueri (SP). Além das detenções conforme as ordens, um quinto membro do grupo criminoso foi capturado em flagrante.
Em maio de 2024, iniciou uma investigação realizada pelo grupo especializado em combate a crimes de roubo de cargas e caminhões da Delegacia de Polícia Federal em Campinas. A investigação foi motivada por informações obtidas sobre atuação de uma organização criminosa nas localidades de Santana do Parnaíba e no interior de São Paulo. O marco inicial foi um roubo de carga que foi planejado, porém, não foi concretizado, na cidade de São Paulo, em 17 de maio do atual ano.
A equipe policial verificou que a quadrilha atacava veículos estacionados, aproveitando o momento de descanso dos motoristas, invadindo as cabines com violência e armados com armas de fogo. Após render as vítimas, elas eram levadas para locais isolados em meio a matagais, às vezes sendo amarradas.
Enquanto estavam detidos, os bandidos utilizavam aparelhos para impedir que os agentes policiais rastreassem onde estavam os carros que haviam sido furtados.
Durante a ação, foram confiscados carros usados nos delitos, uma arma de fogo de calibre proibido e com a numeração suprimida, um dispositivo para bloqueio de sinal, telefones celulares e documentos.
Os suspeitos serão responsabilizados por associação criminosa e roubo, entre outros delitos, com penas que totalizam até vinte anos de prisão. Eles foram levados para a Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo e ficarão à disposição da justiça.
Denominada de "Missão Vidro", a ação contou com o auxílio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), da PM e da PRF.
.
Mín. 19° Máx. 36°