O Centro de Gerenciamento de Emergências, ligado à Defesa Civil Estadual, prorrogou o aviso de perigo de incêndios para as regiões norte, noroeste e oeste do estado até a próxima sexta-feira (6).
O Mapeamento de Risco, que é uma das ferramentas tecnológicas utilizadas pela Defesa Civil para monitorar incêndios em áreas verdes durante a estiagem, aponta alto risco de queimadas em várias partes do estado de São Paulo.
Nos próximos dias, as regiões ao norte, noroeste e oeste do estado seguirão com clima seco e sem possibilidade de chuvas. As temperaturas continuarão subindo, com a Umidade Relativa do Ar diminuindo e atingindo níveis críticos, abaixo de 20%, resultando em um clima quente e abafado.
A temperatura poderá chegar a 39ºC em cidades como Presidente Prudente, Araçatuba, Tupã, Birigui e Martinópolis, no período mais quente do dia. A Umidade Relativa do Ar também estará baixa, variando entre 13% e 15%. Para São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Rosana, as temperaturas devem chegar a 38ºC, com a Umidade Relativa do Ar variando entre 14% e 21%. Em Franca e Valparaíso, os termômetros poderão marcar 35ºC, com a Umidade Relativa do Ar entre 17% e 19%.
Recomendações
Diante desse contexto, é aconselhável manter a atenção à saúde, com destaque para a importância da hidratação, consumo adequado de água e proteção solar. É preferível evitar a prática de exercícios ao ar livre nos períodos mais quentes do dia e utilizar soro para os olhos e o nariz.
A Defesa Civil Estadual, em conjunto com as Defesas Civis Municipais, implementam ações preventivas, como inspeções em áreas mais propensas a incêndios, construção de aceiros e intensificação de campanhas de conscientização entre a comunidade.
Mín. 19° Máx. 36°