Cerca de 150 pessoas participaram, nesta segunda-feira (02/09), da grande final do 15º Torneio de Queimada 2024, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. O campeonato reuniu turmas dos quintos anos das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Hortolândia. Após semanas de disputas intensas, as equipes das escolas Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, Dr. Lourenço Daniel Zanardi (Viva Mais), Prof. Renato Costa Lima e Prof. Cláudio Roberto Marques se enfrentaram com garra e determinação, no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.
A final contou com a presença da comunidade escolar, de servidores e autoridades, incluindo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes; o secretário adjunto, Renato Muccillo; além de diretores e supervisores escolares.
Marcada por muita animação, as disputas do dia culminaram com as escolas Prof. Renato Costa Lima e Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim se enfrentando na partida decisiva. A equipe da Emef Renato se destacou, conquistando o título de grande campeã do torneio.
O time vencedor foi premiado com medalha de ouro e troféu, enquanto o da Emef Profa Marleciene Priscila Presta Bonfim, que ficou em segundo lugar, recebeu medalha de prata. As equipes das escolas Prof. Cláudio Roberto Marques e Dr. Lourenço Daniel Zanardi (Viva Mais), que conquistaram o terceiro e quarto lugares, respectivamente, foram agraciadas com medalhas de bronze.
Além dos estudantes, o torneio mobilizou cerca de 30 professores que acompanharam suas equipes, além de 12 professores que atuaram na arbitragem e organização do evento.
"Estou muito orgulhoso da vitória. Essas crianças têm trabalhado juntas e se esforçado desde que soubemos da competição. Não são apenas bons competidores nas quadras, mas também são estudantes ótimos dentro de sala de aula. Estou muito feliz!," afirmou o professor e técnico da equipe campeã, Luís Fernando da Silva, de 51 anos, que acompanha a turma da Emef Renato desde o 1° ano.
O estudante Yuri de Campos Tomás, de 11 anos, campeão e jogador destaque na partida final, já pensa na próxima competição. “Fiquei um pouco nervoso agora na final, com medo de perder, mas deu tudo certo e conseguimos vencer. Agora estou muito feliz e tomara que ano que vem, se tiver, a gente possa participar e ganhar de novo”, disse o estudante da Emef Renato Costa Lima.
Para Vanessa dos Santos Martins, de 35 anos, mãe do estudante e competidor, Pedro Henrique dos Santos, da Emef Cláudio Roberto Marques, a participação dos pais em eventos escolares é fundamental. "É importante estar presente e apoiar as crianças. Ver o esforço e a dedicação, independente também de ganhar ou perder é importante. Eu sempre tento acompanhar e incentivar ele, seja em qualquer atividade", disse ela.
Segundo o professor de Educação Física Samuel Lemos Rocha, um dos organizadores da competição idealizada pelo Departamento de Educação Fundamental, Ensino Integral e EJA (Educação de Jovens e Adultos), a edição de 2024 marca o retorno de um tradicional evento que não ocorria havia quatro anos, desde sua última edição em 2019. Após esse hiato, “a retomada do torneio traz de volta a empolgação e o espírito esportivo às escolas municipais de Hortolândia, reforçando a importância da socialização e integração dos estudantes”, ressaltou o educador físico.
Ane Medina Néri
Jornalista
Mín. 19° Máx. 36°