Na tarde desta sexta-feira (23) os moradores da região ficaram assustados com uma névoa de fumaça cobrindo o céu.
Até mesmo o tão imponente Sol ficou ofuscado e avermelhado, possibilitando até mesmo ser contemplado a olho nú.
Isso se deu devido a um grande incêndio de grande magnitude ocorrido na propriedade Fazenda São José, localizada em Rio Claro. Além desse local outras regiões de Campinas, também houve incêndios em matas e vegetação agrícola.
Para combater as chamas na fazenda de Rio Claro, foram mobilizados 10 caminhões, um avião privado e várias equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e brigadas de incêndio de propriedades próximas.
À medida que o fogo se alastrava com rapidez, avançando em direção à estrada Wilson Finardi (SP-191), gerou grande apreensão entre os responsáveis locais, que orientaram os condutores a respeito do perigo de visibilidade reduzida na via.
A situação foi considerada complexa devido à velocidade com que o fogo se espalhou, atingindo sítios próximos e colocando em risco a segurança dos motoristas que transitavam pela SP-191. As autoridades emitiram alertas para que os condutores redobrassem a atenção, pois o incêndio afetou a visibilidade na rodovia.
Adicionalmente, há uma inquietação entre os moradores das propriedades vizinhas. Enquanto isso, os times em solo estão focados em conter a disseminação do fogo, com um avião particular sendo empregado para atingir com água as regiões de maior criticidade.
Mín. 19° Máx. 36°