Cerca de 200 jovens do sexo masculino, nascidos em Hortolândia em 2006 e alistados fora do prazo, compareceram à cerimônia de juramento à bandeira brasileira, realizada na manhã desta quarta-feira (21/08), no ginásio poliesportivo “Victor Savala”, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Os agora dispensados do serviço militar vieram acompanhados de familiares e amigos. Os convidados acompanharam a solenidade das arquibancadas e, de lá, puderam registrar em foto e vídeo este momento da vida cívica dos alistados.
O estudante Cauã Felipe de Souza, de 18 anos, morador do Adventista Campineiro, era um deles. Veio à tradicional cerimônia acompanhado da mãe, da irmã e também da namorada. “Eu gostaria de entrar para o Exército, aprender disciplina e servir à pátria, mas fui dispensado”, revelou o jovem. Na vida civil, sonha em ser agrônomo. Segundo a 178ª Junta Militar, os jovens que se alistam em Hortolândia acabam dispensados do serviço militar, pois a cidade, ainda de médio porte, não tem batalhão militar próprio.
Além dos convocados e dos representantes da Secretaria Municipal de Segurança e da 178ª Junta Militar, vinculada à pasta, também participaram do evento três militares do Posto de Recrutamento e Mobilização de Sorocaba: o 1º Tenentes Flávio Lisboa Afonso e Deiveson Aurézio Alves, delegados mobilizadores; e o Soldado Pedro Gustavo de Moura Rocha, auxiliar daquela unidade. Aos jovens presentes foi entregue uma declaração que pode ser apresentada na escola ou no trabalho. O CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação) já está disponível no site do Exército Brasileiro para ser baixado ou impresso. https://alistamento.eb.mil.br/
No entanto, menos da metade dos convocados compareceu ao evento. Estes recrutas faltantes deverão procurar a Junta Militar de Hortolândia para regularizar a situação cívica. Segundo o Setor responsável, haviam sido convocados a participar do evento os 420 jovens que fizeram o alistamento presencial fora do prazo, isto é, após o dia 30 de junho. Os que se alistaram no prazo já haviam sido dispensados do ato de juramento.
Conforme orienta a Secretaria de Segurança, a situação irregular poderá render severas limitações ao exercício da cidadania no País. Quem não cumpre as obrigações cívicas, está sujeito à multa, fica impedido de realizar diversas atividades, tais como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.
A Junta Militar de Hortolândia funciona no prédio do HORTOFÁCIL, central de serviços municipais localizada na Rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.
Mín. 19° Máx. 36°