Em 2023, os dados do Ideb evidenciam que o Centro Paula Souza (CPS) se destaca como uma das principais escolhas de ensino público em São Paulo. Conforme a classificação, 73 das 100 melhores escolas públicas do estado são Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
"O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica traduz de forma quantitativa o esforço dos nossos alunos e educadores, assim como o zelo da escola pela qualidade do ensino, indo além do aspecto técnico", destaca Laura Laganá, superintendente do CPS.
A pontuação média das escolas técnicas estaduais no índice Ideb é de 5,6, superando a média do Ensino Médio ao nível nacional (4,3) e estadual (4,2), bem como ultrapassando a meta estabelecida pelo Governo Federal (5,2). Um destaque em particular é a Etec de Registro, localizada no Vale do Ribeira, que se posiciona em quarto lugar com um índice Ideb de 6,7.
"O engajamento de todos na comunidade é o que define o sucesso", declarou o diretor da unidade, Alex Sanders Moreira Rosa. "Contamos com uma equipe dedicada ao trabalho e ao desenvolvimento dos estudantes. Além disso, a unidade tem alcançado resultados significativos que comprovam a excelência do ensino, como o ótimo desempenho dos jovens no Provão Paulista e no Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos", afirmou.
Dentre as 50 instituições de ensino públicas mais bem classificadas do Estado, 34 delas são unidades do CPS, como as Etecs Júlio de Mesquita, localizada em Santo André; Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Diadema; e a Etec de Mauá, todas situadas na região do Grande ABC. Quando consideramos apenas as 20 primeiras colocadas, encontramos 12 Etecs nessa lista.
Entre as 100 melhores escolas de Ensino Médio do Brasil, São Paulo se destaca com 24 instituições, incluindo 16 Etecs, duas escolas mantidas pelo estado, três federais, uma municipal e duas vinculadas as universidades (USP e Unesp).
Os dados referentes ao Ideb 2023 foram apresentados durante a quarta-feira (14) no Ministério da Educação (MEC) em Brasília (DF). O Ministro da Educação, Camilo Santana, juntamente com o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palacios, e o diretor de estatísticas educacionais do Ideb, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, estiveram presentes para divulgar as informações. Durante a transmissão, o ministro ressaltou a relevância das escolas técnicas para o progresso do Ensino Médio no país. Segundo ele, uma pesquisa realizada mostrou que 80% dos jovens entrevistados em 2023 têm interesse na formação técnica aliada ao Ensino Médio, o que contribui para a retenção dos alunos e prepara melhor a juventude para a sociedade.
Instituído no ano de 2007, o Ideb combina, em um único índice, os desempenhos de dois aspectos igualmente relevantes para a excelência do ensino: a progressão dos alunos (aprovação, reprovação e abandono) e as médias de rendimento nas avaliações.
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