Nesta quinta-feira (1º), a Semil e a Seduc do Estado de São Paulo revelam o regulamento do Concurso de Redação Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo. O concurso foi lançado durante as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente para conscientizar sobre as mudanças climáticas nas escolas estaduais, incentivando os alunos e profissionais da educação a desenvolver projetos e adotar medidas para combater as emissões de carbono e proteger o planeta.
Segundo Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, o foco do projeto ultrapassa a simples transmissão de informações: “Nosso objetivo é promover a conscientização e incentivar os estudantes a agirem para impactar positivamente em seus lares, nas escolas e na sociedade em geral”, declarou.
Estão aptos a concorrer no torneio alunos matriculados na rede estadual de ensino, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. O certame será categorizado em três segmentos: Ciclo Inicial do Ensino Fundamental (5º ano), Ciclo Final do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série). Dentro desse cenário, engloba-se uma soma superior a 2,6 milhões de estudantes.
As composições devem versar sobre o assunto "Alterações Climáticas" e podem investigar aspectos de redução e adaptação, utilizando diferentes tipos de textos para cada segmento: os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental devem elaborar o texto, seguindo a abordagem "Você tinha conhecimento de que...", enquanto aqueles das outras duas categorias (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) precisam criar um texto dissertativo-argumentativo. Estes grupos podem compartilhar experiências de projetos realizados na escola, com participação da comunidade.
Os textos precisam ser elaborados em conjunto, por um grupo de três estudantes da escola, sob a supervisão de um professor responsável. Para auxiliar os alunos, os professores terão acesso a recursos fornecidos pela Semil no portal de Educação Ambiental e receberão instruções por uma transmissão ao vivo agendada para o dia 2 de agosto.
Durante o período de 5 de agosto a 4 de outubro, os alunos terão a oportunidade de elaborar suas redações. Durante essa fase inicial, cada escola formará um comitê de avaliação e selecionará três redações, uma em cada categoria.
De 7 a 25 de outubro, cada unidade de ensino terá a tarefa de selecionar três textos, um de cada categoria, para avaliação.
Os escritos escolhidos serão enviados à Secretaria de Educação, que irá selecionar nove redações, sendo três de cada categoria. Posteriormente, a Secretaria de Cultura e Esporte vai classificar esses textos em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Os parâmetros de avaliação da escrita dos alunos do 5º ano incluirão aspectos como autenticidade, habilidade de expressão e persuasão, compreensão do tipo textual sugerido, abordagem do tema e excelência na redação conforme as normas gramaticais e ortográficas. Já as redações dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão analisadas levando em conta aspectos como inovação, importância do conteúdo, estruturação do texto, ortografia e gramática.
A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 22 de novembro, no portal oficial das secretarias. Já a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de novembro, em um local a ser anunciado. Os prêmios incluem leitores de livros digitais, tablets e notebooks.
O regulamento completo pode ser consultado na página do Centro de Referência em Educação (CRE) Mario Covas.
Mín. 17° Máx. 29°