A Secretaria de Educação de São Paulo planeja aumentar em 140% o total de vagas para alunos interessados em uma das nove alternativas de capacitação profissional.
Pessoas interessadas em trabalhar no Ensino Técnico da rede estadual de ensino podem realizar sua inscrição até o dia 5 de agosto no Processo Seletivo Simplificado.
A inscrição é feita de forma virtual através do site da FGV, que é responsável pelo concurso, no endereço
https://conhecimento.fgv.br/concursos/seducsp24.
A previsão é que, até 2025, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) contrate aproximadamente 3.000 profissionais.
Os escolhidos irão lecionar aulas presenciais para os alunos de acordo com a formação de ensino superior e as disciplinas relacionadas. Há nove cursos disponíveis: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas.
Durante o registro, o postulante precisa selecionar uma Diretoria de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) de sua escolha entre as 91 regionais presentes em todo o estado para possíveis alocamentos. Além disso, é necessário escolher um Eixo de Prova, de acordo com as disciplinas em que deseja atuar como professor.
O valor da inscrição é de R$49.
Os exames de seleção, tanto objetivos quanto discursivos, acontecerão em 29 de setembro. Além disso, haverá análise de títulos, que inclui diplomas acadêmicos e experiência na área, e também uma prova prática consistindo no envio de uma vídeo aula gravada.
Caso não seja aprovado na primeira etapa, o candidato entrará para a lista de espera.
O coordenador pedagógico da Educação, Daniel Barros, destaca que não só professores, mas também profissionais graduados em áreas como economia, engenharia, direito e saúde, podem se candidatar ao processo seletivo.
Todos são bem recebidos e terão um papel importante na formação dos estudantes.
Expansão de capacidade e instituições de ensino até 2025.
Com base em um levantamento realizado nas escolas que oferecem o Ensino Médio na rede pública, a Seduc-SP pretende aumentar de 1.393 para 1.911 o número de escolas estaduais que disponibilizam o ensino técnico até o ano de 2025. Atualmente, 71,9 mil alunos estão inscritos nesse modelo e a expectativa é de que esse número aumente para 170 mil no ano seguinte.
Estão previstas 170 mil vagas para o próximo ano letivo, destinadas aos alunos matriculados na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, onde serão realizados aprofundamentos conforme o Novo Ensino Médio.
A Secretaria de Educação pretende aumentar o número de municípios com ensino técnico na rede, passando de 349 para uma estimativa de 463 cidades, o que representa um acréscimo de 32,6%. Em 2022, o ensino técnico estava disponível em 161 cidades de São Paulo.
De acordo com um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgado recentemente, a formação profissional é crucial para o progresso do Brasil.
Em São Paulo, estamos trabalhando para proporcionar ao estado e ao país profissionais capacitados em setores chave que visam elevar as oportunidades de emprego para os jovens e aprimorar a eficiência econômica nacional", declarou o secretário de Educação, Renato Feder.
Mín. 20° Máx. 27°