Segundo a apuração, o montante dos atos ilícitos atinge a quantia de R$ 67 mil. Mandados de busca e apreensão foram executados nas localidades de Satélite Iris, Jardim Novo Campos Elísios e Jardim Planalto de Viracopos.
Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal (PF) conduziu uma operação em Campinas–SP com o propósito de combater desvios de recursos da previdência. Conforme as apurações, o montante das irregularidades atinge a quantia de R$ 67 mil. A ação foi batizada de "Cash Way", que em tradução livre do inglês significa "caminho do dinheiro", fazendo referência à estratégia de investigação que levou à identificação do grupo suspeito.
Ao todo, foram realizados três mandados de busca e apreensão, autorizados pela 9ª Vara Federal de Campinas, em três regiões da cidade: Satélite Iris, Jardim Novo Campos Elísios e Jardim Planalto de Viracopos. Durante a operação, foram apreendidos celulares, diversos equipamentos eletrônicos e documentos em papel.
Conforme informações da Polícia Federal, a apuração iniciou em julho de 2023 a partir do comunicado de um incidente em Araguatins–TO, que descrevia possíveis atos de fraude através da invasão dos sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ocasionando pagamentos indevidos de benefícios previdenciários.
Segundo a Polícia Federal, os beneficiários que tinham direito ao auxílio foram pegos de surpresa com a mudança no local de pagamento para Campinas. Diante disso, a instituição deu início a uma apuração e, através da análise dos pagamentos e das transações de depósito, conseguiu identificar duas mulheres sob investigação e diversas outras pessoas que se beneficiaram do esquema.
A ação executada hoje busca aprimorar as investigações e determinar a culpabilidade de cada indivíduo sob investigação.
Mín. 20° Máx. 31°