Deu Argentina no duelo das Américas
A Argentina retornou a mais uma final da Copa América. Na terça-feira, 9, a Alviceleste triunfou sobre o Canadá por 2 a 0, na semifinal do torneio, no MetLife Stadium (EUA). O atacante camisa 9 Julián Álvarez e o camisa10 Lionel Messi foram os responsáveis pelos gols dos argentinos.
A equipe de Scaloni dominou o jogo, controlou os canadenses e agora disputará o bicampeonato da competição. Os argentinos esperam ansiosamente pelo duelo entre Colômbia e Uruguai, marcado para esta quarta-feira às 21h, para descobrir quem será o adversário na grande final do campeonato. Enquanto isso, o Canadá se prepara para disputar a terceira colocação e aguarda o desfecho das semifinais.
Na primeira fase, a Argentina se mostrou superior ao Canadá e saiu na frente com um gol de Julián Álvarez. Apesar das tentativas de contra-ataque do Canadá, o time não conseguiu ser eficiente no ataque, enquanto a Alviceleste soube aproveitar as oportunidades e poderia ter marcado mais gols. Di María e Lionel Messi foram os destaques, com chances claras de marcar, sendo o primeiro em um chute por cobertura e o segundo em uma finalização que quase entrou no ângulo. No final, o atacante Jonathan David quase surpreendeu após um erro da defesa argentina, mas parou em Dibu Martínez.
Messi assinala e Argentina avança à final Após o intervalo, a seleção argentina retornou com mais intensidade em busca de ampliar a vantagem. Apenas cinco minutos após o reinício, Enzo chutou e Messi desviou para marcar o primeiro gol da Copa América.
O treinador do Canadá, Jesse Marsch, fez mudanças para tentar reagir, mas não conseguiu ameaçar os argentinos. Apesar de ter chegado ao ataque, a Argentina se sentiu confortável durante a partida e explorou os erros dos adversários. No final, a equipe de Scaloni errou na saída de bola e quase permitiu que Oluwaseyi diminuísse a diferença no placar. No entanto, os argentinos confirmaram sua vaga na final.
Na quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), duas equipes se enfrentam em busca de uma vaga na final do campeonato continental. A semifinal acontecerá em Charlotte, nos EUA, e será transmitida ao vivo na TV aberta.
A conquista dos 15 títulos de Copa América é um feito compartilhado pelo Uruguai e pela Argentina. No entanto, a seleção uruguaia não chegou à final desde 2011, quando se sagrou campeã pela última vez. Nesta competição, o time comandado por Marcelo Bielsa venceu os três jogos da fase de grupos e eliminou o Brasil nas quartas de final, em uma disputa de pênaltis.
Contra a equipe colombiana, Bielsa terá desfalques importantes: Nahitel Nández, lateral-direito, foi expulso durante a partida contra o Brasil, e o zagueiro Ronald Araújo precisou ser substituído no primeiro tempo devido a uma lesão muscular.
Vencedora em apenas uma ocasião da Copa América, a Colômbia não tem alcançado a final desde a vitória de 2001, porém está competindo nas semifinais pela terceira vez nas últimas quatro edições. A equipe colombiana terminou em primeiro lugar no Grupo D e assegurou a liderança ao empatar com o Brasil no terceiro jogo. Nas quartas de final, venceu facilmente o Panamá por 5 a 0.
A equipe comandada pelo treinador argentino Néstor Lorenzo alcançou a marca de 27 jogos sem perder, desde março de 2022, igualando o recorde de invencibilidade da seleção colombiana, que ocorreu entre 1992 e 1994.
Mín. 20° Máx. 27°