Com incremento significativo na taxa de empregabilidade, a criação de postos de trabalho na localidade de Hortolândia aumentou 24,1% no período de março a junho de 2021, conforme levantamento realizado pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).
No primeiro trimestre, a taxa de aprovação foi de 35,6%, enquanto no segundo trimestre chegou a 59,7%, sendo composta por 5,6% de ótimo e 54% de bom. Esse nível atual é o mais alto desde novembro de 2020 até junho deste ano, levando em consideração uma margem de erro de 4,8% e um intervalo de confiança de 95%.
Também foi possível notar uma transformação na taxa de rejeição, que apresentou uma redução de 7,6% desde março (20,2%) até junho, chegando aos atuais 12,6%. Essa porcentagem atual, composta por 7,8% de avaliações ruins e 4,8% de péssimas, é a menor registrada em mais de três anos de estudos realizados em Hortolândia.
Os dados de satisfação divulgados em junho mostraram que o setor alcançou um nível elevado de aprovação, pela primeira vez nesse período. Com uma pontuação de 696 pontos, acima da média de 690 pontos, a criação de empregos em Hortolândia obteve a maior nota já registrada pela Indsat entre as cidades de médio porte.
Os dados mostram a opinião de 400 cidadãos da CMP com mais de 16 anos que participaram de uma pesquisa sobre os 16 serviços públicos de Hortolândia, destacando a criação de empregos como o sétimo setor mais bem avaliado da região.
A metodologia exclusiva da Indsat atribui um índice de satisfação aos serviços públicos avaliados, resultando em uma pontuação única de até mil pontos. Essa pontuação é calculada levando em consideração os percentuais de avaliações ótimas, boas, regulares, ruins e péssimas obtidas por cada serviço.
A partir dessa numeração, as cidades avaliadas pela Indsat são categorizadas em diferentes grupos populacionais, englobando as CPP (Cidades de Pequeno Porte), que possuem até cem mil habitantes; as CMP (Cidades de Médio Porte), com população entre cem mil e 400 mil pessoas; e as CGP (Cidades de Grande Porte), que têm mais de 400 mil habitantes.
Conforme informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, estima-se que Hortolândia atinja a marca de 240.248 moradores até o ano de 2024, consolidando-o como um município classificado dentro das Cidades de Médio Porte (CMP).
Mín. 12° Máx. 25°