Os agentes de segurança do estado de São Paulo que atingiram as metas de desempenho e contribuíram para a diminuição dos índices criminais em 2023 estão recebendo, nesta sexta-feira (5), o pagamento da bonificação por resultados.
O montante, disponibilizado pelo governo estadual como forma de incentivo, chega a aproximadamente R$ 590 milhões. A bonificação por resultados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) foi criada por lei em 2014, com o pagamento efetuado anualmente. Embora não haja uma data fixa para o depósito, a liberação depende da aprovação da Comissão Intersecretarial, com a autorização do governo paulista.
De acordo com a Subsecretaria de Acompanhamento de Projetos Estratégicos da SSP, responsável pelo estímulo financeiro, a verificação dos resultados é feita a cada dois meses. Logo, os policiais estão recebendo hoje um bônus pelo trabalho realizado ao longo dos seis bimestres passados. A definição de metas, o monitoramento, a avaliação e o cálculo da bonificação são realizados todo ano.
As autoridades da Segurança Pública estabelecem objetivos específicos, como a redução de determinados tipos de crimes, o aumento de prisões, a melhoria na resolução de casos, entre outros. Durante o ano, o desempenho das unidades e dos agentes é individualmente avaliado. Os dados são coletados e relatórios são produzidos para verificar o alcance das metas.
Após a análise, a bonificação é calculada com base nos resultados obtidos. Embora não haja diferenciação nos valores entre policiais civis, militares ou técnico-científicos, cada um é avaliado conforme o grau de cumprimento das metas estabelecidas. As diretrizes para o cálculo do programa são divulgadas anualmente por meio de uma resolução conjunta.
A última publicação foi referente ao ano de 2023 (Resolução Conjunta nº CC/SGGD/SFP-01, de 16/05/2024). O reconhecimento e a valorização são fundamentais para manter as equipes motivadas. Os agentes de segurança que estão recebendo a bonificação por resultados se sentem parte de um esforço coletivo para proteger a sociedade, o que aumenta a satisfação e o orgulho no exercício da profissão.
Para a soldado Nathália Denise, que atua no rádio patrulhamento e no atendimento de ocorrências na região central de São Paulo, o incentivo financeiro é uma forma de melhorar a remuneração dos agentes e oferecer um reconhecimento tangível pelo trabalho árduo.
Ela destaca que saber que o desempenho será recompensado estimula a busca por aprimoramento de habilidades e a adoção de melhores práticas para alcançar os objetivos estabelecidos.
Mín. 20° Máx. 27°