Nas quartas de final da Copa América, a Argentina enfrentou o Equador no NRG Stadium e o jogo terminou em um empate de 1 a 1. O gol dos atuais campeões mundiais foi feito por Lisandro Martínez, e Kevin Rodríguez empatou o jogo.
Na disputa por pênaltis, mesmo com a penalidade desperdiçada por Messi, Emiliano Martínez se destacou e conduziu os argentinos até a semifinal. Apesar do revés, a equipe dirigida por Lionel Scaloni, que terminou em primeiro lugar no Grupo A, viu sua invencibilidade ser quebrada, mas garantiu a vaga. Enquanto isso, o Equador, que se classificou em segundo no Grupo B, encerra sua participação na Copa América.
Atualmente a Argentina está na expectativa pelo vencedor da partida entre Canadá e Venezuela, que está marcada para sexta-feira, às 22h (horário de Brasília). Enquanto isso, a semifinal será disputada na terça-feira (9), às 21h (horário de Brasília), no MetLife Stadium.
Na etapa inicial, a primeira oportunidade de perigo surgiu do lado equatoriano aos 16 minutos. Sarmiento recebeu um passe de Caicedo, driblou o marcador e finalizou, mas a defesa de Emiliano Martínez impediu o gol. Logo em seguida, Kendry Páez pegou o rebote, porém chutou por cima do travessão. Pouco depois, aos 18 minutos, os equatorianos pressionaram novamente com Preciad. Enner Valencia, jogador do Internacional, fez um belo lançamento para o companheiro, que finalizou por cima do gol. A Argentina tentou responder aos 28 minutos, com Molina.
Na primeira parte do jogo, o lateral fez um cruzamento para Enzo Fernández. Ele subiu no ar e cabeceou para longe do alcance do goleiro Alexander Domínguez. Com isso, a Argentina conseguiu marcar o primeiro gol. Após o escanteio cobrado por Lionel Messi, Mac Allister desviou a bola e Lisandro Martínez apareceu sem marcação para finalizar.
Dessa forma o jogador não hesitou e finalizou no canto do gol. Pouco antes do fim da primeira etapa, Félix Torres, atleta do Corinthians, preocupou ao fazer um passe errado para o goleiro Domínguez. Com isso, o arqueiro teve que mandar a bola para longe pela lateral.
No segundo tempo, aos 16 minutos, após a cobrança de escanteio dos jogadores equatorianos, De Paul cometeu um toque de mão dentro da área, resultando em um pênalti para Valencia bater. Contudo, o atacante do Internacional acertou a trave e não aproveitou a chance de empatar o jogo.
Com 23 anos, Lionel Messi, após dominar com maestria, chutou com precisão. No entanto, o goleiro Domínguez, bem colocado, realizou a defesa. O astro argentino, aos 26 minutos, surgiu para executar o tiro livre dentro da grande área. Após a cobrança, a bola ficou solta na área e Hincapié afastou. No entanto, nos minutos finais, Kevin Rodríguez aproveitou o cruzamento de Yeboah e finalizou para marcar o gol, levando a partida para a disputa de pênaltis.
Messi foi o primeiro a perder pênaltis na série. Logo depois, Ángel Mena teve sua cobrança defendida, mas Julián Álvarez marcou para a equipe argentina. Em seguida, Emiliano Martínez fez uma grande defesa no chute de Alan Minda. Apesar dos gols de John Yeboah e Jordy Caicedo, Alexis Mac Allister, Gonzalo Montiel e Otamendi marcaram e asseguraram a classificação da seleção atual campeã do mundo para a semifinal.
Mín. 17° Máx. 29°