Com esse resultado, a seleção brasileira se classificou para as quartas de final da Copa América, ficando em segundo lugar no Grupo D. O gol do Brasil foi feito por Raphinha no começo do primeiro tempo, porém Muñoz empatou nos acréscimos da primeira etapa, assegurando a liderança para os colombianos.
Os torcedores brasileiros se manifestaram sobre um suposto pênalti não assinalado durante o primeiro tempo, envolvendo o jogador Vinicius Júnior, que ainda recebeu um cartão amarelo e está suspenso para a próxima etapa. A seleção brasileira terá seu próximo desafio na Copa América no sábado. Sob o comando de Dorival Júnior, o time enfrentará o Uruguai às 22h (horário de Brasília) em Las Vegas, pelas quartas de final do torneio. Enquanto isso, a Colômbia jogará contra o Panamá, também no sábado, mas às 19h em Glendale.
Em apenas sete minutos, James Rodríguez quase marcou em uma cobrança de falta perigosa. O meio-campista, que atua no São Paulo chutou com força e a bola tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo. A resposta do Brasil veio rapidamente. Aos nove minutos, Raphinha avançou pelo lado direito e passou para Bruno Guimarães, que finalizou de fora da área, obrigando Vargas a fazer uma boa defesa.
A Seleção abriu o placar aos 11 minutos. Raphinha cobrou falta com maestria com a perna esquerda e acertou o ângulo, sem chances para Vargas, com a bola indo parar no fundo das redes. Os colombianos chegaram a empatar aos 18 minutos. James cruzou para a área e Sánchez cabeceou no meio dos defensores brasileiros, mas o gol foi anulado por impedimento. A Colômbia assustou novamente aos 33 minutos, com mais uma cobrança de falta de James Rodríguez.
O jogador surpreendeu os brasileiros chutando direto para o gol pela esquerda, mas Alisson defendeu. Após o escanteio cobrado por James, Richard Ríos finalizou de fora da área no rebote, mas o goleiro brasileiro fez outra boa defesa. A seleção brasileira reclamou de um possível pênalti aos 42 minutos, quando Vinicius Júnior foi derrubado por Muñoz. O árbitro não marcou a penalidade e o VAR não foi consultado, mesmo após a revisão da jogada por dois minutos. Essa decisão teve consequências imediatas. Aos 47 minutos, após uma bela jogada da Colômbia, Muñoz recebeu um passe de Córdoba, entrou na área e finalizou para empatar o jogo, deixando tudo igual em Santa Clara.
No segundo tempo, da mesma forma que na primeira etapa, o jogo continuou equilibrado após o intervalo. A equipe brasileira enfrentava dificuldades para dominar o meio-campo, mas conseguia ameaçar com jogadas pelas laterais, envolvendo Vini Jr, Rodrygo e Raphinha, que quase marcou aos 13 minutos. Em uma nova cobrança de falta, o atacante do Barcelona finalizou com perigo, por pouco não marcando o gol ao desviar da trave defendida por Vargas. No entanto, a Seleção viu a Colômbia assumir o controle do jogo e não conseguia impor seu ritmo. Os colombianos trocavam passes com facilidade, mas não criavam oportunidades claras de gol. Enquanto isso, o Brasil, necessitando da vitória, apenas observava a partida se desenrolar.
A oportunidade de virar o jogo surgiu para os colombianos aos 38 minutos, mas Luis Díaz desperdiçou ao cruzar para Borré, que, mesmo livre de marcação, mandou a bola por cima do gol. O Brasil não demonstrou poder de reação para balançar as redes e ficou em segundo lugar no Grupo D, com sabor de amargura.
Mín. 20° Máx. 24°