Agentes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Polícia Militar Ambiental descobriram 70 felinos e um cão em condições de negligência nesta segunda-feira (1) nos arredores de uma residência na Vila Anhanguera, em Campinas (SP). A proprietária dos animais foi autuada em R$ 213 mil e pode ser presa por até cinco anos.
De acordo com autoridades policiais, os bichos foram descobertos enclausurados em um cômodo reduzido, sem suficiente circulação de ar e com as janelas trancadas por grades.
Dentre os gatos resgatados, a maioria apresentava sérios ferimentos e doenças. Alguns necessitaram de socorro urgente do SAMU Animal, enquanto outros foram levados para clínicas veterinárias para receber tratamento.
Entre eles, 11 receberam assistência do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal (DPBEA), quatro foram direcionados a clínicas veterinárias e os demais foram encaminhados para Organizações Não Governamentais (ONGs).
35 felinos que estão saudáveis permanecerão na residência sob cuidados temporários da proprietária que já os mantinha anteriormente. Mesmo tendo sido multada por maus-tratos, a mulher responderá em liberdade, porém concordou com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) em não permitir a entrada de mais nenhum animal na casa.
O dono do imóvel planeja manter a inquilina no local até que a questão dos animais de estimação seja totalmente resolvida, e somente após isso ela será solicitada a sair da casa.
Mín. 20° Máx. 27°