A Seleção Canarinho do Brasil inicia a partida contra a Colômbia, nesta terça-feira (23) à noite, de olho na vaga para as quartas de final da Copa América, nos Estados Unidos. O Brasil está contando apenas com um empate no último jogo da fase de grupos para avançar na competição.
Se vencer, a equipe brasileira se tornará líder do grupo D e enfrentará o Panamá (segundo colocado no grupo C) nas quartas de final, evitando o Uruguai, que está em primeiro lugar. Brasileiros e colombianos se encontram a partir das 22h (horário de Brasília), no Levi's Stadium, em Santa Clara, Califórnia.
Enquanto a equipe liderada por Dorival Júnior chega motivada para o terceiro jogo da Copa América, após vencer por 4 a 1 o Paraguai na última sexta-feira (28), do outro lado do campo estará a Colômbia, que está invicta há 25 partidas. No topo do Grupo D, a Colômbia tem seis pontos, conquistados com vitórias sobre o Paraguai (2 a 1) e Costa Rica (3 a 0). O Brasil, por sua vez, acumula quatro pontos (um empate sem gols diante da Costa Rica e a vitória expressiva sobre o Paraguai).
O confronto de hoje pode trazer a atmosfera de revanche, depois da derrota do Brasil (2 a 1) no jogo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, em novembro passado. Naquela ocasião, a equipe era liderada pelo treinador em exercício Fernando Diniz.
Sabendo da dificuldade que terá pela frente, o treinador Dorival Júnior optou por não divulgar os convocados para a partida de hoje à noite, porém afirmou que alterações na equipe não estão descartadas.
"Houve mudanças em relação às exigências do jogo. Estamos analisando minuciosamente o time colombiano, que é de alta qualidade, tem mantido uma ótima consistência e conquistado resultados muito positivos", elogiou Dorival em entrevista coletiva na segunda-feira (1º).
Quatro membros da equipe nacional - Wendell, Éder Militão, Vinicius Júnior e Lucas Paquetá - devem evitar a possibilidade de serem punidos com o segundo cartão amarelo no jogo de hoje, pois isso os deixaria de fora do próximo confronto nas quartas de final.
"Os cartões não serão considerados, iremos iniciar a partida com a equipe mais qualificada, não importa a situação de cada jogador, nosso objetivo é dar o nosso máximo e conquistar o resultado mais positivo", assegurou o treinador.
No último dia da semana passada, Dorival escalou Alisson; Danilo, Éder Militão (Gabriel Magalhães), Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Vinicius Júnior., Savinho (Raphinha) e Rodrygo (Endrick).
Mín. 14° Máx. 25°