Há certo tempo que parecemos ter sido abduzidos e quase que totalmente substituídos por nossos próprios perfis na internet. A maioria dos posts não condiz com a realidade cotidiana e isso é muito preocupante: a pessoa passa a viver a vida virtual mais do que a vida orgânica, levanta-se apenas para ir da cama para o sofá, comer e retorna às atividades na internet, transformando uma atividade de lazer em um vício.
Se você sente que está deixando de ser um hobby ou uma maneira de se comunicar, para uma dedicação de tempo e esforço quase que exclusivamente para a internet, comece a se observar mais e a questionar como andam suas habilidade e relacionamentos no geral. Isso pode parecer, mas não é brincadeira. Desde os mais jovens e adolescentes até os mais velhos, muitos têm sofrido com os efeitos do excesso de informação, com as expectativas que se colocam para fazer parte de determinados padrões e se impõe metas bizarras e sobre-humanas de quantidade de postagens ou stories para cada dia da semana.
A tecnologia veio para agregar, mas mesmo com esse ganho, percebe-se que muitas habilidades intelecto-sócio-físico-relacionais estão se definhando. Muitos apresentam dificuldades e transtornos sociais, como resultado dessa "vida dupla", que, no âmbito artificial parece ser bem mais fácil de lidar.
Vamos falar a verdade: você não tem preferido ficar na Netflix, enquanto olha para o celular, do que ir a eventos sociais e familiares fora de casa? Quais são as dificuldades de interação com terceiros que você está vivenciando?
Por mais que a internet seja uma importante ferramenta tecnológica, a vida acontece mesmo lá fora. Só iremos marcar a vida das pessoas verdadeiramente se estivermos lá, nos relacionando com elas ou utilizando a internet para nos fazermos presentes de alguma forma: contato com amigos distantes, trabalho estilo home office, tele atendimentos entre outros.
O importante é saber dosar o uso da tecnologia. Use-a sabiamente, para alavancar coisas importantes na sua vida, para conquistar coisas, para obter resultados que não seriam possíveis apenas na vida orgânica.
Enfim, busque o equilíbrio, um tempo saudável e, preferencialmente, minoritário no meio tecnológico, aproveitando para vivenciar mais tempo real, mais experiências cotidianas; se perguntando sempre o que estou ganhando ou perdendo, me dedicando tanto a minha vida virtual.
Mín. 14° Máx. 25°