Ndee Naldinho é um dos nomes pioneiros do rap nacional. Com mais de três décadas de trajetória musical, o rapper será a atração principal do evento Batalhas, Rimas & Sabedoria, organizado pela Prefeitura de Hortolândia e agendado para a próxima terça-feira (02/07). A competição está marcada para as 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que se encontra na Unidade Cultural Arlindo Zadi, situada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A participação no evento é permitida apenas para maiores de 16 anos.
A festa terá uma surpresa. Os poetas rimadores irão competir no estilo kick back. Um competidor faz uma pergunta e outro deve responder. O desafio de rimas promovido pela Prefeitura é gratuito. Para entrar na competição basta comparecer no dia e se inscrever antes. Segundo a Secretaria de Cultura, a competição contará com oito MCs, sendo que quatro serão escolhidos aleatoriamente entre os inscritos no dia do evento.
Durante o combate, não é permitido utilizar linguagem vulgar, desrespeitar comunidades étnicas e LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência (PcD), bem como fazer qualquer forma de menosprezo ou discriminação. Além disso, fica vedado aos competidores o consumo de bebidas alcoólicas ou o uso de qualquer tipo de substância entorpecente.
O apresentador responsável por recepcionar os poetas é o MC Crônica Mendes. Além disso, a competição conta com a participação musical do DJ Romeu.
Ndee Naldinho, conhecido por seu nome real José Carlos Souza Silva, começou sua trajetória na década de 1980. Ele participava de festas de black music organizadas por equipes de som, um fenômeno cultural significativo nas áreas periféricas de São Paulo naquela época.
No início, sob o nome Ndee Rap, o cantor fez parte de uma coletânea chamada “Os sons das ruas”, produzida pelo time de som Chic Show. Neste álbum, Naldinho gravou as faixas “Rap explosivo” e “A dança da lagartixa”, que acabou se tornando um sucesso em sua trajetória. O artista já colaborou com outros cantores de rap famosos. Em 2013, Naldinho participou da música “Não ignore nada”, do Edi Rock, membro dos Racionais MC’s. Essa canção também contou com a presença de Crônica Mendes. O último álbum de Ndee Naldinho é “Impulsionado pela música”, lançado em 2021.
As competições de rimas surgiram quase que simultaneamente ao nascimento da cultura hip hop nos Estados Unidos, entre as décadas de 1970 e 1980. Nestas competições, MCs (mestres de cerimônia) se enfrentam em duelos improvisados de rimas.
Para promover a arte da poesia entre os jovens, a Administração de Hortolândia iniciou o projeto "Desafios, versos e saberes", em 2022. Neste ano, o projeto contou com a presença de Spinardi, Edi Rock, Faixa Rosa e Jovem MK, Bivolt e Nego Max.
Mín. 14° Máx. 25°