Agora em Hortolândia foi lançado o aplicativo "Educação na Rede", desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Esse aplicativo permite que os pais e responsáveis acompanhem as notas, frequência, calendário escolar, cardápio da alimentação escolar, recebam recados e acessem outros serviços oferecidos pela rede municipal de ensino. Com a possibilidade de consultar a matrícula dos alunos, foi oficialmente apresentado na manhã desta quinta-feira (27/06) no auditório do Iatec (Instituto Adventista de Tecnologia), no Pq. Ortolândia, com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. O evento contou com a participação de diversos profissionais da educação, incluindo gestores, supervisores educacionais e diretores de departamento.
Conforme informado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de agora o aplicativo está acessível para todos os profissionais, através do Diário Online. O intuito da ação é fortalecer a interação entre a escola e a comunidade, além de disponibilizar recursos fundamentais para a obtenção de informações.
Na oportunidade, a responsável pelo departamento de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos, expressou sua gratidão à equipe e instruiu os gestores a apresentarem o aplicativo aos professores de maneira gradual e confortável, em pequenos grupos, a fim de envolver todos os profissionais, acolhendo críticas e sugestões. Segundo ela, o "Educação na Rede" passou por testes em algumas escolas no primeiro semestre letivo e a previsão é que seja implementado em todas as 61 unidades da rede municipal a partir do segundo semestre. Com a utilização deste aplicativo, será possível substituir os diários físicos, reduzindo o uso de papel e tornando o processo educativo e pedagógico mais simples. Estamos comprometidos em manter o aplicativo atualizado, personalizando a plataforma de acordo com as nossas necessidades. Estamos abertos a receber sugestões”, comentou a diretora, durante a cerimônia de abertura do evento.
Segundo o responsável pela pasta de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, é fundamental que a utilização da tecnologia na educação seja feita de forma apropriada, considerando todos os aspectos do processo de ensino-aprendizagem, bem como os contextos locais, culturais e emocionais.
"Entendemos que a modernização tecnológica é fundamental para aprimorar a excelência do ensino e estreitar os laços entre a instituição de ensino e a sociedade. Por meio desse recurso inovador, almejamos ampliar o alcance da informação e facilitar uma comunicação mais clara e produtiva", declarou o líder.
Em meio à celebração, Zezé Gomes compartilhou uma nova informação positiva para a área da Educação em Hortolândia: a execução de melhorias em 13 escolas da rede municipal.
A previsão de início das obras é para meados de julho. As intervenções ficarão a cargo da Empresa Arcon Engenharia. O investimento será de cerca de R$ 3,7 milhões. A ação beneficiará diretamente cerca de 4,7 mil crianças e estudantes destas unidades.
Mín. 17° Máx. 29°