Neste dia, o destaque vai para o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, e a relevância desses negócios na economia de São Paulo é ressaltada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). No ano de 2023, as pequenas empresas foram responsáveis por 81,38% do total de empregos formais no estado, de acordo com informações do Sebrae baseadas nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De janeiro a maio, ocorreu a abertura de mais de 120 mil micro, pequenas e médias empresas no estado de São Paulo, representando um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Para auxiliar estes inovadores, a SDE oferece o Banco do Povo Paulista (BPP), um programa de empréstimo voltado para pequenos negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destinado a quem procura por um financiamento acessível, com condições vantajosas, muito abaixo do que é praticado no mercado.
A proposta não é exclusiva para indivíduos já estabelecidos como empresários, mas também para aqueles que almejam abrir seu próprio empreendimento, como demonstra o exemplo de Rosa Maria da Silva, uma comerciante de 56 anos. Neste ano, ela tirou sua ideia de empreender do papel e inaugurou sua própria loja virtual de roupas femininas. "Graças ao financiamento obtido do Banco do Povo, consegui produzir algumas peças que foram fundamentais neste início do meu negócio. Foi a primeira vez que recorri a um empréstimo e fui muito bem assistida."
Fernando Carlos Montero, um ceramista de 68 anos de idade, está estabelecido em São Paulo há cinco anos, onde cria peças de cerâmica e esculturas em seu ateliê. Inicialmente um passatempo, a atividade se tornou sua principal fonte de sustento. Após três décadas atuando na marcenaria, Fernando decidiu seguir sua paixão pela cerâmica e abrir seu próprio espaço de trabalho, embora tenha enfrentado dificuldades financeiras no início.
Fernando relata que utilizou o crédito para adquirir um equipamento e ampliar sua produção. "Agora, estou expandindo minha própria linha de produtos. Anteriormente, usufruía de um forno emprestado, porém consegui comprar um novo graças ao financiamento do Banco do Povo", conclui.
Existem três opções de crédito disponíveis no programa: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro, com montantes variando de R$ 200 a R$ 21 mil. O dinheiro pode ser usado para gastos com o negócio, investimentos fixos ou uma combinação dos dois, como: compra de produtos em geral; matéria-prima; equipamentos e máquinas; ferramentas; despesas com publicidade e marketing do empreendimento; e tecnologia (software e hardware).
Para solicitar o microcrédito, os interessados precisam desenvolver uma atividade produtiva nos municípios contemplados pelo Programa de Pequenos Negócios (BPP) e não ter restrições cadastrais no Serasa e/ou Cadin Estadual. É necessário participar de um treinamento empreendedor, oferecido gratuitamente pelo Qualifica SP de forma presencial ou virtual. Ao se dirigir a uma unidade parceira, o empreendedor deve apresentar os documentos necessários e o comprovante de conclusão do curso.
Mín. 14° Máx. 25°