Inspirado pelo K-pop, K-drama e K-beauty, o cenário sul-coreano tem despertado crescente fascínio no Brasil. De produtos de beleza a pratos típicos, negócios ligados ao país asiático estão ganhando destaque no mercado nacional. O informativo do Sebrae-SP de hoje (10 de junho) aborda essa tendência.
De acordo com a consultoria de estratégia TimeLens, que analisou diversos dados sobre o interesse pela cultura sul-coreana, a hashtag kpop atingiu 23 bilhões de visualizações no Brasil durante um período de três meses. Nos últimos cinco anos, mais de 40 milhões de pesquisas foram realizadas no Google sobre o estilo de drama, ultrapassando a procura por filmes de ação, que geralmente são muito populares. A gastronomia da Coreia do Sul é um exemplo claro de algo que desperta o interesse dos brasileiros. O restaurante Hanji, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, oferece pratos tradicionais sul-coreanos adaptados ao paladar local. O Sebrae-SP Notícias realizou uma visita ao estabelecimento e entrevistou os proprietários.
Após frequentar o restaurante, Angela Almeida, especialista do Sebrae-SP, analisa os impactos desse contato com a cultura sul-coreana no ambiente empresarial de pequeno porte.
Perto do Dia dos Namorados, comemorado em comemorado 12 de junho, o Sebrae-SP realizou uma pesquisa sobre o efeito da data nas vendas do comércio. O levantamento, que também está em destaque na edição de hoje, apontou que os consumidores pretendem gastar em média R$ 392 em presentes este ano, o que beneficiará cerca de 446 mil pequenas empresas no Estado de São Paulo.
O site Sebrae-SP São Paulo Notícias também disponibiliza a agenda de treinamentos e eventos da semana seguinte, destacando a palestra sobre administração financeira para profissionais da saúde em Barretos e o início das inscrições para o Imersão Digital Day, marcado para o dia 15 de junho em Mogi das Cruzes.
Mín. 20° Máx. 27°