Quase a metade dos corredores amadores que se exercitam regularmente acabam sofrendo lesões, de acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Alimentos, Nutrição e Ciências do Esporte da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, em 2021. Aproximadamente 46% dos participantes do estudo afirmaram ter enfrentado alguma lesão ao longo de um ano. Os locais mais comuns de lesão foram o joelho, com 27% de incidência, seguido pelo tendão de Aquiles e panturrilha, ambos com 25% dos casos.
A pesquisa contou com a participação de aproximadamente 200 corredores não profissionais, com idades entre 18 e 55 anos. Os critérios para ingresso no estudo incluíam a prática de pelo menos 15 km de corrida por semana ao longo de um ano, sem ter sofrido lesões nos últimos seis meses.
Segundo Nayra Rabelo, fisioterapeuta, é frequente que corredores sofram com lesões devido à alta intensidade da corrida. Ela ressalta que muitos atletas recorrem à crioterapia para ajudar na recuperação dos músculos, aliviar a dor e melhorar a sensação de cansaço.
A terapia com frio visa diminuir a temperatura dos tecidos biológicos e do fluxo sanguíneo nas regiões onde é aplicada. A técnica de submergir partes do corpo, ou todo o corpo, em água fria ou gelada é uma das maneiras mais comuns de realizar esse tratamento, de acordo com a especialista.
Segundo Rabelo, a submersão em água gelada é benéfico na redução da dor muscular tardia, sendo mais eficaz de 24 a 96 horas após a prática de exercícios físicos, quando comparada a métodos passivos como alongamento, massagem, descanso ativo, imersão em água quente ou contraste.
Os resultados diferem conforme a técnica utilizada.
Segundo a fisioterapeuta, os resultados variam conforme o nível de imersão do corpo e a temperatura aplicada em diferentes técnicas de crioterapia. Ela destaca que a imersão em água fria é mais eficaz após atividades prolongadas, comparadas com atividades que causam fadiga em uma única articulação.
Conforme Rabelo, a utilização da crioterapia imediatamente após a prática de exercícios físicos apresenta melhores resultados do que quando utilizada de forma tardia. Além disso, os efeitos dessa terapia costumam ser variáveis, sendo que períodos de tratamento mais longos aparentam ter impactos negativos. Segundo o pesquisador, a água com temperatura mais baixa (5 graus) é mais eficaz na recuperação da capacidade muscular do que a água fria (14 graus).
A corrida se destacou como a atividade esportiva mais popular do ano de 2023.
Informações compartilhadas pelo app Strava, utilizado por pessoas que praticam atividades físicas e esportivas, revelaram que a corrida foi a modalidade mais popular em todo o mundo no ano de 2023. Essa conclusão foi alcançada após uma pesquisa global com cerca de 6.900 atletas. No Brasil, os dados mostraram que o ciclismo foi a prática esportiva mais comum entre os atletas, seguido por caminhadas e corridas.
Mín. 20° Máx. 24°