De saída temporária 14 detentos são presos pela Polícia Militar por descumprir as regras.
Milhares de presos deixam presídios paulistas nesta sexta-feira (22) e só retornam às prisões no dia 3 de janeiro de 2024
A prisão aconteceu no dia 22 de dezembro de 2023, quando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, patrulhava as ruas e durante a realização da Operação Impacto Natal. No Centro de Campinas os policiais viram quando um grupo de pessoas estavam no interior de um bar, no total de 14 condenados, contemplados pelo benefício da saída temporária.
A atitude fere o regulamento imposto na Portaria do Departamento de Execuções Criminais do Poder Judiciário. Assim foram detidos por descumprirem as condições da saída temporária.
Os criminosos estavam condenados pelos crimes de estupro, estupro de vulnerável, homicídio, sequestro, tortura, roubo, associação para o tráfico, tráfico de drogas, furto, porte de armas, estelionato e extorsão.
Um dos criminosos ainda estava portando substância que aparentava ser maconha, sendo conduzido ao 1º DP onde foi lavrada a ocorrência de porte de drogas.
Todos os 14 criminosos serão conduzidos presos para o Sistema Prisional, por descumprirem as condições da saída temporária.
Quem tem direito a saidinha 2023?
Tem direito à saída temporária o preso que cumpre pena em regime semi-aberto, que até a data da saída tenha cumprido um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente. Tem que ter boa conduta carcerária, pois o juiz, antes de conceder a saída temporária, consulta os Diretores do Presídio.
Mín. 18° Máx. 30°