A Prefeitura de Campinas reabriu nesta terça-feira (10) os 25 parques públicos da cidade. Os espaços de lazer ficaram fechados por 24 horas após as chuvas da noite de domingo, 8 de outubro. A medida foi tomada para evitar possíveis acidentes, como o que
matou uma moradora de Hortolândia na Lagoa do Taquaral, no dia 25 de janeiro de 2023. A vítima era uma criança de 7 anos.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, lembrou em coletiva nesta segunda-feira, dia 9, que a partir de 80 milímetros de chuva em 72 horas, o município entra em estado de atenção e já existe um risco muito grande de haver queda de árvores. Por isso foi necessário o fechamento dos parques para dar segurança à população. No domingo, 8, choveu 82,8 mm. "É prevenção. Pode ser que não caia uma árvore, mas se temos essa informação, não podemos arriscar que as pessoas entrem nos parques públicos. Este é o dado técnico e os parques serão fechados se chover acima deste limite".
Com a pausa nas chuvas, os campineiros podem voltar a curtir e se exercitar nos parques da cidade.
O Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Secretaria de Serviços Públicos, é responsável pela gestão dos parques e bosques municipais. Os parques funcionam todos os dias, exceto o Bosque dos Jequitibás, que permanece fechado às segundas-feiras.