
A Prefeitura de Hortolândia convida artistas, produtores e agentes culturais da cidade a se engajarem na construção das políticas públicas culturais. Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para candidatos à eleição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), órgão que representa a sociedade civil na formulação e fiscalização das ações culturais do município.
A eleição será realizada no dia 30 de novembro, das 9h às 14h, durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada no Jardim Amanda.
Para concorrer, é necessário:
Ter 18 anos ou mais na data da eleição
Estar cadastrado no Mapa da Cultura
Residir em Hortolândia há pelo menos dois anos
Atuar no segmento cultural pleiteado há, no mínimo, dois anos
Ter a inscrição validada pela Comissão de Organização
O mandato será para o período 2026–2028, e serão eleitos dois representantes (titular e suplente) para cada um dos seguintes segmentos:
Pontos de Cultura
Expressões Culturais de Rua
Patrimônio Cultural (Material e Imaterial)
Teatro e Circo
Dança
Música
Cultura Digital e Audiovisual
Artes Visuais e Plásticas
Livros, Leitura e Literatura
Economia da Cultura
O CMPC será composto por 20 membros titulares, sendo 10 eleitos pela sociedade civil e 10 indicados pela Administração Municipal.
O regulamento completo está disponível no.
Criado pela Lei Municipal nº 2693/2012, o Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador, que atua diretamente na formulação de políticas públicas, aplicação de recursos e organização das conferências municipais de cultura. Ele é um dos pilares do Sistema Municipal de Cultura, ao lado do Plano Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura.
A eleição representa uma oportunidade para que a sociedade civil influencie diretamente as decisões culturais da cidade. Se você atua na área, este é o momento de fazer parte da transformação!