Segunda, 17 de Novembro de 2025
21°C 26°C
Hortolândia, SP
Publicidade

Peça “Esse morto não é meu” usa humor para falar de estereótipos e aparências

Espetáculo teatral será encenado no dia 01/11, às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos; peça integra Semana Cultural de novembro, promovida pela Prefeitura

maurilio fernandes
Por: maurilio fernandes
31/10/2025 às 15h06
Peça “Esse morto não é meu” usa humor para falar de estereótipos e aparências
MCF/Hortonews

O que você faria se encontrasse um corpo atrás do sofá da sua sala? Esta é a pergunta que a peça teatral  “Esse morto não é meu” faz ao público. O espetáculo integra a Semana Cultural de novembro, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. A encenação será no dia 01/11, às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A classificação indicativa é 12 anos. A programação completa da Semana Cultural está disponível no portal da Prefeitura, por meio deste LINK.

A peça é uma comédia sobre uma família extravagante, formada por Perpétua, Tião e Paula, que mora num apartamento na cidade de São Paulo. Certa noite, Perpétua recebe um telefonema do asilo onde sua sogra, Dona Graça, vive há anos. Na mesma noite, um cadáver aparece misteriosamente atrás do sofá da sala. O espetáculo é uma montagem da Cia. Odu.

A partir do fato insólito, o espetáculo propõe ao público refletir sobre as questões dos estereótipos e das aparências na sociedade, e destacar a singularidade de cada pessoa.
Para dar a sensação que a morte está sempre à espreita, a peça é ambientada em um cenário fúnebre, caracterizado pelo uso de madeira em tons de mogno e ébano e objetos cênicos em cores roxa e lilás. Já a cortina da janela é estampada em cores vivas para dar a ideia de que o mundo externo é feliz.

Em todos os eventos da Semana Cultural, a população pode doar alimentos não perecíveis. As doações são destinadas para o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura.

O QUE É SEMANA CULTURAL?

A Prefeitura de Hortolândia realiza a Semana Cultural mensalmente. O objetivo é democratizar o acesso da população à arte em suas diferentes formas e manifestações.

A proposta é reunir numa mesma semana os diversos eventos artísticos que o município promovia em dias diferentes de um mesmo mês.

Serviço Semana Cultural de novembro – peça teatral “Esse morto não é meu”:

Data: 01/11
Horário: 20h
Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Cultural Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação indicativa: 12 anos

Ficha técnica:

Direção: Raquel Magalhães

Dramaturgia: Raquel Magalhães, Gigi Nogueira e Sol Carlota.

Cenografia, figurinos e adereços: Cia. Odu

Trilha sonora original: Marco Gonzales

Criação e produção: Cia. Odu

Elenco:

Pepétua: Gigi Nogueira

Tião: Sol Carlota

Paula: Thairine Barbosa

Dona Graça: Raquel Magalhães

Ator convidado:
Boliva: Guilherme Campos

Operador de sonorização: Daniel Miranda

Operador de luz: Leandro Vitticulo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários