
A nova fase de vida com a chegada da terceira idade traz mudanças que impactam na rotina, pois as atividades que antes faziam parte do dia a dia, devido ao tempo, deixam de ser realizadas, como o âmbito profissional.
A música oferece vários benefícios para essa idade e pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do idoso. Por meio dela é possível relembrar momentos vividos levando a épocas e lugares, estimulando o lado da memória, despertando sentimentos de alegria e prazer. Benefícios essenciais para o bem-estar. A música também agrega vantagens em alguns momentos, auxiliando contra o estresse e a ansiedade, com as mais calmas, tornando o momento do som um tempo relaxante.
Dançar enquanto escuta música também atribui benefícios tanto para a saúde mental como também para a saúde física, tornando a escolha ideal para o entretenimento. No idoso, a dança trabalha o condicionamento físico, ajuda os músculos, o equilíbrio, a criatividade, a autoestima, a socialização, entre outros pontos importantes.
Seja qual for o ritmo, o que importa é o prazer que ele traz para o idoso e o quanto pode melhorar a qualidade de vida dele. Além de servir como terapia sendo uma importante ferramenta para a terceira idade.