Mais um passo para a conclusão do novo viaduto na região da Vila Real, obra de responsabilidade da concessionária Rumo, que administra a linha férrea, acontece a partir dos próximos dias, com o içamento das vigas de sustentação do novo viaduto que ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis. A obra integrará regiões da cidade e facilitará o acesso até Sumaré e rodovias da Região Metropolitana de Campinas. Para o trabalho, equipes da Prefeitura de Hortolândia realizarão interrupções totais no tráfego em períodos alternados, deste sábado (28/06) até quinta-feira (03/07), entre 7h30 e 17h. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, são 12 bloqueios programados para a região onde está o canteiro de obras (região central e Vila Real). A operação terá apoio de agentes para a orientação das rotas de desvios do tráfego, além da instalação de 36 cavaletes que impedirão a passagem durante a ação, preservando a segurança de motoristas e pedestres.
Confira abaixo os pontos de bloqueio:
Avenida Olívio Franceschini x João Mendes
Rua João Mendes x Rua João Plínio Pardini
Rua João Mendes x Rua Irene Denadai
Rua João Mendes x Avenida Santana
Avenida Olívio Franceschini x Terminal Metropolitano
Avenida Olívio Franceschini x Rua Luíz de Souza
Avenida Santana x Rua Papa João Paulo XXIII
Avenida Santana x Rua Argolino de Moraes
Rotatória do Supermercado São Vicente x Rua Argolino de Moraes
Rua Nelson Pereira Bueno x Rua Argolino de Moraes
Rua Caetano Basso Breda x rua Argolino de Moraes
Rua Vanderlei Costa Camargo x Argolino de Moraes
“Para ir até os bairros que ficam no sentido Jardim Amanda, motoristas podem utilizar a rua Nelson Pereira Bueno, entrar na rua Luiz Camilo de Camargo, acessar a rua Zacharias Costa Camargo para chegar até a rotatória do Supermercado São Vicente, e acessar o viaduto 17 de abril e seguir trajeto. No sentido inverso, ou seja, quem vem dos bairros da região da Vila Real para acessar a região central, o viaduto 17 de abril também deverá ser utilizado, chegando à rotatória o motorista já tem acesso à região central. O motorista deve evitar a região durante todo o dia e seguir as orientações dos agentes de trânsito para evitar problemas no tráfego,” explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, Eduardo José Vasconcellos.
Atenção ao itinerário das linhas do transporte coletivo:
Linhas do transporte metropolitano:
Sentido bairro / centro - 668 - 669 - 702 não sofrem alterações.
Sentido centro / bairro da linha 739 também não será alterado.
Sentido centro / bairro das linhas - 668 - 699 - 702 - itinerário alterado para:
Rua Luiz Camilo de Camargo
Rua Argolino de Moraes
Rotatória do Supermercado São Vicente
Avenida Anhanguera
Rua Alberto Frota Martinez
Avenida João Basso
Avenida Amélia Basso Breda
Rua Brigadeiro Faria Lima
Avenida Thereza Ana Cecon Breda
Linhas do Transporte Municipal
Sentido bairro / centro - 320 - 320A - 320B - 321 - não possuem alteração
Sentido centro / bairro da linha - 320 - itinerário alterado para:
Terminal Metropolitano
Avenida Santana
Rua Argolino de Moraes
Rotatória do Supermercado São Vicente
Avenida Anhanguera
Rua Alberto Frota Martins
Avenida João Basso
Avenida Amélia Basso Breda
Rua Brigadeiro Faria Lima
Avenida Thereza Ana Cecon Breda
Sentido centro/bairro das linhas - 320A - 320B - 321 - itinerário alterado para:
Rua Luiz Camilo de Camargo
Rua Argolino de Moraes
Rotatória do Supermercado São Vicente
Avenida Anhanguera
Rua Alberto Frota Martins
Avenida João Basso
Avenida Amélia Basso Breda
Rua Brigadeiro Faria Lima
Avenida Thereza Ana Cecon Breda
VIADUTO DA VILA REAL
De acordo com a Secretaria de Obras da Administração Municipal, que acompanha a construção do novo viaduto, o processo de instalação das vigas que servem para dar suporte ao dispositivo começou no início deste ano com a fabricação das 50 peças no canteiro de obras. Por serem feitas de concreto, as vigas precisaram passar por tempo de cura para que endurecem e ganhar resistência. Agora, acontece o içamento e a colocação das vigas em cima dos pilares de sustentação do viaduto. Já foram erguidos 20 pilares, segundo a empresa executora da obra.
“Também está prevista a ampliação da rotatória existente na avenida Santana. Essa ampliação será necessária por causa da duplicação que será feita na avenida. A Prefeitura tem ciência dos transtornos que a obra tem causado na região, e por isso, solicita compreensão dos moradores. Quando o viaduto for finalizado trará benefício para a locomoção na área e para outras regiões da cidade”, explica o secretário de Obras da Prefeitura, Sérgio Torrecillas.
O viaduto é uma antiga demanda da população. Quando estiver pronto, o dispositivo ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis. De acordo com a Secretaria de Obras, o viaduto tem 240 metros de extensão. Já segundo informações da concessionária Rumo, o viaduto terá quatro pistas, das quais duas no sentido Santana-São Francisco de Assis, e as outras duas no sentido oposto. O dispositivo irá melhorar e facilitar o fluxo do trânsito. O aguardado viaduto sobre a linha férrea, na Vila Real, é uma das ações que integram o novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura de Hortolândia, cujo anúncio foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, no final de 2023.
Mín. 14° Máx. 25°