No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), Hortolândia ganhou um presente e tanto: a primeira microfloresta urbana da cidade. Ela foi plantada, na manhã desta quinta-feira, com a participação de centenas de pessoas, dos seis aos mais de 60 anos, na área ao lado do Novo Paço Municipal “Prefeito Angelo Augusto Perugini” e ao lado do Corredor Metropolitano, entre as ruas Antonia Luiza de Jesus, Projetada 11 e Projetada 1, no Jd. Metropolitan, na região do Jd Novo Ângulo.
O convite feito pela Prefeitura, nos dias anteriores, mobilizou servidores de várias secretarias municipais. Reuniu também cerca de 40 estudantes do 4º e 5º anos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) João Calixto da Silva, na Chácara Nova Boa Vista; e representantes da gestão e do grêmio estudantil da EE (Escola Estadual) Maria Antonietta Garnero La Fortezza, no Jd. Novo Ângulo.
A ação atraiu também membros da comunidade, como Barbra Osório e o filho Caio, de 6 anos, que plantaram juntos diversas mudas. Ela já havia feito um Curso de Jardinagem, promovido pelo Fundo Social, em parceria com a Prefeitura, e costuma acompanhar as ações de técnicos do Viveiro. “Achei ótima a iniciativa. Tem muita árvore no Viveiro. Dá para fazer muitos outros plantios”, comentou a moradora do Residencial João Luiz.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, a área receberá ao todo 750 mudas de árvores nativas. Nesta primeira etapa, foram plantadas 395 mudas de mais de 30 espécies, dentre elas Jequitibá vermelho, Pitanga, Embaúba, Jequitibá rosa, Quaresmeira e Ipê branco, amarela e roxo.
Também participaram da cerimônia gestores municipais, representantes do Legislativo, dentre eles a deputada estadual Ana Perugini, e o superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), Mimo Ravagnani e o prefeito de Hortolândia Zezé Gomes.
Programação diversificada
O plantio da microfloresta urbana faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente. As atividades começaram, na segunda-feira (02/06), com a oficina “Plantio de Horta Urbana”, no Pq. Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. Cerca de 70 alunos do 3º, 4º e 5º anos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Josias da Silva Macedo”, que estudam no período integral, aprenderam a construir um terrário.
Na terça-feira (03/06), as mesmas crianças participaram da palestra “Conhecendo e Protegendo os Recursos Naturais”, na Sala Ecológica. Em seguida, brincaram com jogos de tabuleiro, disponibilizados nas mesas do parque, para fixar a aprendizagem sobre recursos naturais renováveis, reciclagem e biomas existentes na cidade.
Além da panfletagem logo cedo, a equipe de educação ambiental também ministrou palestra, na tarde desta quarta-feira (04/06), sobre “O Planeta no Limite e Sustentabilidade”, para estudantes da E.E. Prof. Euzébio Antônio Rodrigues.
A programação completa (veja abaixo), com ações abertas à comunidade, seguirá até este sábado (07/06), quando haverá o plantio de um pomar da Mata Alântica, com 50 espécies frutíferas nativas, na Rua Atilio de Morais, no Jd. Terras de Santa Maria. A ação, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, começará a partir das 9h. Para ter direito a lanche no final da ação, a Fundação solicita que os interessados se inscrevam previamente por meio deste link: https://forms.office.com/r/
Saiba mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente:
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, foi criado pela ONU em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, visando aumentar a conscientização global sobre questões ambientais urgentes e encorajar ações positivas para a sustentabilidade. A cada ano, a data tem um tema específico que aborda tópicos como biodiversidade, mudanças climáticas e restauração de ecossistemas, promovendo atividades como campanhas de limpeza, plantio de árvores e educação ambiental. Essa celebração é fundamental para mobilizar indivíduos, comunidades e governos na proteção do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para todos.
Confira a programação:
sexta-feira (06/06), às 9h - Ação de educação ambiental porta a porta no Jd Terras de Santa Maria, voltada a moradores da área, convidando para o plantio com a equipe do SOS Mata Atlântica;
sexta-feira (06/06), às 8h30 - visita monitorada e plantio no Parque Socioambiental “Antonio Gazzetta, voltada a atender no CRAS Jd. Rosolém;
sábado (07/06), às 8h30 - Plantio de pomar com o SOS Mata Atlântica, no Jd. Terras de Santa Maria.
Mín. 14° Máx. 25°