O anúncio destaca as inclusão das cidades de Atibaia, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Eldorado, Hortolândia, Indaiatuba, Itapetininga, Joanópolis, Ribeirão Pires, São José dos Campos e Taubaté - como possíveis locações para filmagens audiovisuais. Hortolândia foi escolhida pelo governo estadual para integrar o São Paulo State Film Commission, órgão que facilita o contato entre empresas do setor audiovisual e municípios paulistas.
Com a seleção, a cidade fortalecerá sua vocação turística e cultural.
O anúncio foi feito no dia 29 de maio, após um processo seletivo em que Hortolândia apresentou informações sobre seus pontos turísticos e infraestrutura. O desenvolvimento da Film Commission estadual também envolve o apoio na criação de comissões municipais, que serão essenciais para fomentar a produção audiovisual em todo o estado. Além de apoiar o mapeamento de locações e infraestrutura, o plano inclui a implementação de protocolos de filmagens e a capacitação de gestores locais, garantindo um ambiente ainda mais favorável para as produções. A entrada dessas novas cidades demonstra o quanto o audiovisual pode ser uma ferramenta poderosa de transformação, geração de emprego, renda e valorização do patrimônio local.
Em agosto, uma equipe técnica visitará o município para mapear locais com potencial cinematográfico, que serão divulgados no site do órgão.
Além disso, será criado um comitê municipal para intermediar a relação com o São Paulo State Film Commission, impulsionando a economia local e a produção audiovisual.
A Secretaria de Cultura pretende, ainda, implantar um polo audiovisual na cidade, ampliando sua visibilidade no setor.
Mín. 14° Máx. 25°